


Nesta sexta-feira (4/7), começa a votação do pacote anti-imigração de Portugal. A iniciativa é do governo da Aliança Democrática (AD), de centro-direita, que vai rever as regras para os pedidos de cidadania, vistos e reagrupamento familiar. Brasileiros poderão ser afetados.
O governo aprovou o aumento da exigência de tempo de residência para fazer o pedido. Antes, 5 anos, agora, 7 para imigrantes de países de língua portuguesa e 10 para os outros.
Veja as fotos
Cerca de 600 mil brasileiros vivem no país. Também são os estrangeiros que mais pedem cidadania por tempo de residência, que será restrita para quem mora ou quer morar em Portugal.
O brasileiro interessado na cidadania, que reside 4 anos em Portugal, precisaria ficar por mais um ano para conseguir o direito, conforme nova regra. Caso aprovado o projeto como está, o residente precisará esperar mais 3 anos.
Os emigrantes brasileiros são os que mais solicitam visto para procurar trabalho, que vai ser limitado a profissionais considerados qualificados, de acordo com a proposta que será votada hoje.
Outra medida do governo é acabar com a possibilidade de que um turista brasileiro, sem visto prévio, peça para morar no país, mesmo que seja da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.