O PP, por intermédio do deputado federal Cláudio Cajado, deve indicar um segundo nome para ocupar a Secretaria de Planejamento (Seplan) nas negociações envolvendo o apoio institucional do partido ao governo Jerônimo Rodrigues (PT). Já o quadro sugerido pela cúpula da sigla para comandar o Detran, segundo apurou o Política Livre , superou as resistências iniciais de setores do governo.
Como revelou o site com exclusividade no dia 6 de dezembro, deve ficar a prêmios de Cajado a indicação para a Seplan , como uma forma de minar as resistências do parlamentar ao apoio da Executiva estadual do PP ao governo Jerônimo. O nome seria da esposa do deputado, Andréia Xavier, ex-prefeita de Dias D’Ávila, mas ela não manifestou interesse em exercer a função.
“Andréia acha que é uma secretaria burocrática demais, onde só cumpriria agenda e não se sentiria à vontade. Por isso, Cajado deverá escolher um outro nome”, revelou uma fonte influente do PP.
Uma alternativa seria o ex-vereador de Santo Amaro Edson Antonio de Souza Pinto, mais conhecido como Binho, que hoje é assessor político de Cajado. O atual titular da Seplan é Cláudio Ramos Peixoto, remanescente do governo Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.
Para o comando do Detran, o governo pretendia convencer o PP a indicar o atual diretor de Habilitação do órgão, Max Passos, que, além de ser ligado ao deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente da legenda na Bahia, e da bancada estadual pepista, também é amigo pessoal do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT).
Mas o site apurou que Mário Júnior preferiu indicar para a carga o primo Gilvan Lima, ex-diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb). O nome de Gilvan também tem o apoio dos deputados estaduais do PP, inclusive do líder da bancada na Assembleia, Niltinho. Atualmente, o presidente do Detran é Rodrigo Pimentel, outro remanescente da gestão de Rui Costa.
A bancada do PP na Assembleia, que já apoia Jerônimo, espera que as negociações entre o governo e a direção do partido sejam concluídas até fevereiro. Uma parte da legenda deseja permanecer na oposição, a exemplo do deputado federal João Leão e do presidente da sigla em Salvador, Cacá Leão, do secretário de Governo do prefeito Bruno Reis (União).
Fonte: política livre
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.