N/A

Prefeitura de Barreiras lança Projeto TEAcolhe com atendimento noturno para famílias de crianças e adolescentes com autismo

1 views

 

Com o objetivo de ampliar o suporte às famílias de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Barreiras lançou, nesta segunda-feira (18), o projeto TEAcolhe, que funcionará no turno noturno no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II). 

 

A iniciativa pioneira cria um espaço de orientação parental, acolhimento, escuta ativa e capacitação, possibilitando que os responsáveis participem das atividades após a jornada de trabalho. O TEAcolhe Barreiras irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, ampliando o acesso para famílias que não conseguem participar das atividades em horário diurno. 

 

Uma equipe multiprofissional composta por neuropsicólogos, psicólogos, neurologista, psiquiatra, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, psicopedagogos e a coordenação local irá conduzir rodas de conversa, oficinas, plantão psicológico e encontros em grupo. 

 

Os temas incluem comunicação e linguagem, rotina, autonomia, integração sensorial, estratégias de aprendizagem e escolarização. O lançamento do Projeto contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, do vice-prefeito Túlio Viana, da secretária de Saúde Larissa Barbosa, da subsecretária Érica Lacerda, da diretora do CER II Fernanda Delgado, do juiz da Vara da Infância e Juventude Ricardo Costa, do promotor de Justiça Rodolfo Fontenele, do secretário de Educação, Jeferson Barbosa; além dos vereadores Thaislane Sabel, Dicíola Baqueiro, Hipólito dos Passos, Tático Rocha, Valdimiro José e Zé do Sorvete. Secretários, subsecretários, equipes técnicas do CER II e familiares também acompanharam o momento. Durante o lançamento, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Ricardo Costa, ressaltou a importância da iniciativa. 

 

 

“É extremamente importante porque as mães precisam replicar o que aprendem aqui. Esse período noturno vai permitir um acompanhamento mais efetivo das crianças, ampliando as possibilidades de crescimento e desenvolvimento. Trata-se de uma iniciativa muito bacana”, disse. 

 

A secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, destacou que o foco principal do projeto é o fortalecimento da rede de apoio. 

 

“Nosso objetivo é acolher as famílias atípicas, oferecendo orientação parental e mais oportunidades de terapias. Sabemos que o ambiente familiar precisa estar preparado para lidar com momentos de crise e desafios diários. O TEAcolhe vem para apoiar essas famílias e ampliar a oferta de atendimentos, agora também no turno noturno, possibilitando maior participação e frequência”, explicou. 

 

Com o TEAcolhe Barreiras, o município dá mais um passo no fortalecimento da rede de inclusão e cuidado, assegurando que famílias e crianças com TEA tenham acesso a serviços mais humanizados, eficientes e acolhedores. Esse foi o sentimento transmitido pelas famílias presentes que se emocionaram com a implantação do projeto. Patrícia dos Reis, que aguardava atendimento há cinco anos, relatou que “só quem é mãe atípica sabe a importância desse projeto. 

 

Para mim e meu filho, o TEAcolhe caiu do céu. Encontramos aqui acolhimento, acessibilidade e uma equipe maravilhosa. Espero que essa iniciativa não pare por aqui e que a Casa do Autista também se torne realidade”, citou. 

 

O mesmo sentimento foi compartilhado por Joice Razia, presidente da Casa Otto Willi Autista. “Esse atendimento noturno é um avanço enorme, especialmente para crianças como meu filho, que têm sensibilidade ao calor e ao movimento. Além disso, irá facilitar a vida de famílias que precisam conciliar o trabalho com os cuidados. É um passo que deve servir de exemplo para toda a região” 

 

Na oportunidade, o prefeito Otoniel Teixeira destacou a relevância da ampliação dos serviços de atendimento. 

 

“Hoje entregamos às famílias atípicas de Barreiras este projeto extraordinário, com uma equipe multiprofissional dedicada ao cuidado das crianças e ao acolhimento das famílias. A partir de agora, além dos turnos matutino e vespertino, teremos também o atendimento noturno, garantindo que mais crianças sejam assistidas com qualidade. Com essa ampliação, o CER II passa a ter uma das maiores equipes especializadas do Brasil no atendimento ao espectro autista. Esse é um compromisso do nosso governo, que avança também para a futura implantação da Casa do Autista em Barreiras”, ressaltou o gestor.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima