Uma trend envolvendo uma nova ferramenta da IA generativa Chat GPT vem dividindo opiniões nas redes socias nesta semana. A tendência inclui gerar desenhos com traços do artista Hayao Miyazaki, diretor do Studio Ghibli.
Na plataforma X, vários internautas se divertiram ao transformarem fotos em desenhos com o estilo do estúdio, o que provocou revolta da comunidade artística.
“Não entra na minha cabeça alguém consumir as obras do Studio ghibli e ainda sim fazer esse tipo de cagada achando que tá arrasando, simplesmente vai contra TUDO que o Miyazaki acredita”, comentou o artista Daniel, no X.
O artista faz referência à uma entrevista de Hayao Miyazaki, feita em 2016, em que o desenhista se posiciona contra as ferramentas de IA.
“Estou completamente enojado… Sinto fortemente que isto é um insulto à própria vida”, afirmou o diretor de filmes como “Meu Amigo Totoro” e “O Castelo Animado”, referindo-se a tecnologia.
Apesar do burburinho negativo, o perfil da Prefs no Instagram entrou na brincadeira e publicou imagens da cidade transformadas em arte estilo “Studio Ghibli”.
“E se Salvador fosse cenário de anime? Fã do Studio Ghibli, a estagi tá pronta para maratonar”, escreveram na legenda.
Com cerca de 3 horas no ar, a publicados já possui 339 comentários. A maioria contra a atitude do perfil de utilizar a ferramenta. Um dos comentários foi da desenhista Izadora, do perfil @ilustra.doraa.
“Uma pena ter sido feita por IA e Salvador nunca valorizar artistas de verdade! Eu mesmo sempre uso a cidade como referência pra minhas artes, mas a IA é mais valorizada”, deixou no post.
Foto: Reprodução / Redes sociais
Ilustradora e designer, Dora também criticou em seu perfil, através de publicações no story, a atitude da prefeitura.
“Por essas e outras que artistas f*das de Salvador e região estão migrando para outros estados que valoriza o artista! Olha isso, pg oficial da capital postando arte de IA, enquanto milhares de artistas seguem não tendo espaço”, declarou.