N/A

Presente em convenção nacional do PSDB, Carlos Muniz prega diálogo com Podemos sobre fusão, mas defende comando tucano

31 views
Presente em convenção nacional do PSDB, Carlos Muniz prega diálogo com Podemos sobre fusão, mas defende comando tucano

Foto: Divulgação/Arquivo
Baianos marcaram presença na 17ª Convenção Nacional do PSDB, realizada em Brasília 05 de junho de 2025 | 15:42

Presente em convenção nacional do PSDB, Carlos Muniz prega diálogo com Podemos sobre fusão, mas defende comando tucano

O PSDB aprovou nesta quinta-feira (05) a fusão com o Podemos durante a 17ª Convenção Nacional da sigla, realizada em Brasília. A decisão marcou mais um passo para a unificação das duas legendas. Lideranças tucanas da Bahia estiveram presentes, a exemplo do deputado federal Adolfo Viana, do deputado estadual Jordavio Ramos, do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz, e do ex-deputado federal Jutahy Júnior.

Em conversa com o Política Livre, Carlos Muniz afirmou que as lideranças dos dois partidos na Bahia irão dialogar sobre como ficará o comando da legenda surgida da fusão. O vereador defendeu que a presidência seja tucana, mas pregou o diálogo com o Podemos.

“Os dois partidos têm apenas um deputado federal (Raimundo Costa é o do Podemos). Mas o PSDB tem mais deputados estaduais (três contra um) e mais vereadores em Salvador (cinco contra dois). Ou seja, o PSDB é maior na Bahia, e, por isso, acho que deve ficar na presidência. Mas tudo precisa ser conversado”, declarou Muniz.

O presidente da Câmara Municipal afirmou que, a depender das negociações, as lideranças do Podemos poderão se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com liberdade para apoiar a reeleição do petista em 2026, mesmo que de maneira informal.

“Acho que não pode fazer imposição nenhuma. O que a gente precisa é garantir os espaços de cada um, inclusive do Podemos. Os dois partidos precisam ganhar com a fusão, crescer unidos. Não queremos tirar a liberdade de ninguém”, frisou o edil.

As principais lideranças do Podemos na Bahia reafirmaram esta semana, em audiência com o governador, o apoio a Jerônimo. Reservadamente, o grupo defende que haja uma divisão no comando. Na Bahia, o controle do diretório seria da turma de Raimundo Costa. Em Salvador, ficaria com Carlos Muniz. Esse seria o “desenho” aprovado pela presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP).

Indagado sobre o assunto, Carlos Muniz disse que “tudo será conversado”. Ele também ressaltou que não faz questão de ficar com a presidência do novo partido na capital. “Posso abrir mão disso tranquilamente, se isso estiver em discussão. Vamos sentar para conversas, inclusive sobre Salvador”, pontuou o vereador.

Na Bahia, o PSDB é presidido atualmente pelo deputado estadual Tiago Correia. Já o Podemos é comandado pelo ex-vereador e ex-deputado estadual Heber Santana, atual superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil. Quando há uma fusão, os dois partidos deixam de existir e formam uma nova legenda.

Política Livre




Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima