N/A

Presidente da Assembleia, Ivana Bastos confirma votação de projetos do Executivo às vésperas do São João

14 views
Presidente da Assembleia, Ivana Bastos confirma votação de projetos do Executivo às vésperas do São João

Foto: Divulgação/Arquivo
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos (PSD) 11 de junho de 2025 | 16:23

Presidente da Assembleia, Ivana Bastos confirma votação de projetos do Executivo às vésperas do São João

Os deputados estaduais terão a missão de votar, às vésperas do início dos festejos juninos, na próxima semana, um pacotão de projetos enviados pelo Executivo à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Conforme antecipou este Política Livre, nesta terça-feira (10), uma mobilização já vem sendo feita com o objetivo de criar as condições para aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e os projetos de reestruturação dos planos de cargos e salários dos servidores do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

O Projeto de Lei 25.491/2024, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do TJ-BA ainda está em fase de ajustes finais, a pedido da presidente da Corte, desembargadora Cynthia Resende. A reportagem apurou que representantes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) protocolaram, na última segunda-feira (09), ofício destinado ao Tribunal de Justiça solicitando acesso ao conteúdo da nova proposta que está sendo desenhada como alternativa ao projeto original. Um dos peitos da categoria é que o projeto seja aprovado na íntegra, sem os novos ajustes. Como já mostrou este Política Livre, o projeto atual, que está em tramitação na Assembleia, contém “vícios de constitucionalidade”.

Em conversa com o site, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos (PSD), confirmou a intenção de votar os projetos na próxima semana, em dois turnos, ou seja, em dois dias seguidos. Ela apenas fez uma ressalva quanto aos dias em que ocorrerão as sessões: segunda e terça-feira, ao invés de terça e quarta-feira. Outros projetos que também deverão ser votados são o do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) e o que reestrutura as carreiras de fiscais e técnicos agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

“Na semana que vem, a previsão é de votação segunda e terça-feira. A gente sabe que a gente tem um grande movimento agora nas cidades do interior, então a intenção nossa é permitir que a partir da quarta-feira os deputados visitem suas bases e participem dos festejos juninos”, explicou Ivana.

Sobre os projetos em pauta, a presidente citou que todos têm relevância para apreciação da Casa e fez um destaque ao projeto do Refis, que ela classificou como “muito positivo, já que vai entrar recursos para Salvador e para Bahia inteira”.

Quanto ao PCCV dos servidores do TJ-BA, Ivana Bastos confirmou que a nova proposta que está sendo elaborada ainda não foi enviada à Assembleia Legislativa. “Se chegar até lá [segunda], a gente pode votar junto com os demais projetos, e também com os projetos de autoria dos deputados, que nós estamos selecionando”, frisou.

Carine Andrade, Política Livre




Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima