N/A

Presidente Donald Trump busca aumentar popularidade com ações focadas em política externa,

39 views

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, busca aumentar sua popularidade e influenciar as eleições de meio de mandato através de ações focadas na política externa, de acordo com Alberto Pfeifer, Coordenador do grupo de Análise de Estratégia Internacional da USP (Universidade de São Paulo). Trump, que tem visto sua avaliação positiva declinar em pesquisas, busca reverter esse cenário. Um levantamento da CNN mostrou que o republicano está com a menor aprovação desde 2017 e aponta uma vantagem do partido Democrata para as eleições de meio de mandato, que renovam parte da Câmara dos Deputados e do Senado. Para isso, a Casa Branca pretende destacar os “feitos positivos” da agenda interna e externa do governo e estabelecer “três frentes de pacificação e normalização”, que seriam: resolução da guerra entre Rússia e Ucrânia; cerco a Nicolás Maduro; e “mediação” das relações entre Israel e os estados Árabes. Alberto Pfeifer classifica a “mediação” das relações entre Israel e os estados Árabes como o ponto “mais importante” dos movimentos do presidente americano.

Publicidade

Estratégias de Donald Trump para Elevar Popularidade

Donald Trump estaria buscando impulsionar sua popularidade, que tem demonstrado queda em diversas pesquisas. Alberto Pfeifer, da USP, aponta que o presidente americano tem como objetivo presentear a população dos Estados Unidos, visando as eleições de meio de mandato. O coordenador do grupo de Análise de Estratégia Internacional da USP (Universidade de São Paulo) ainda menciona um levantamento da CNN, que indica que Donald Trump está com a menor aprovação desde 2017 e que o partido Democrata possui uma vantagem para as eleições que podem alterar a composição da Câmara dos Deputados e do Senado.

Publicidade

As Três Frentes de “Pacificação e Normalização”

Segundo Alberto Pfeifer, a Casa Branca estaria tentando direcionar a atenção para os “feitos positivos” da agenda interna e externa do governo, estabelecendo “três frentes de pacificação e normalização”. A primeira delas seria a resolução da guerra entre Rússia e Ucrânia. A segunda frente mencionada é o cerco a Nicolás Maduro. A terceira frente seria a “mediação” das relações entre Israel e os estados Árabes.

A Importância da Mediação nas Relações entre Israel e Estados Árabes

Alberto Pfeifer considera a “mediação” das relações entre Israel e os estados Árabes como o movimento “mais importante” do presidente Donald Trump. O professor da USP (Universidade de São Paulo) destaca o encontro de Donald Trump com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, em Washington, onde, segundo ele, foram alcançados “muitos avanços”. Um desses avanços seria a promessa do príncipe saudita de integrar os Acordos de Abraão, normalizando as relações com Israel. Donald Trump teria afirmado que a assinatura favorável ocorreria “logo”.

Outros pontos importantes seriam a possível compra de jatos americanos F-35 pelas Forças Armadas da Arábia Saudita e tratados de trocas de tecnologia. Abriu-se também a perspectiva de um fluxo de capital e de investimentos para a reconstrução de Gaza. Alberto Pfeifer afirma que “isso pode ser o marco da normalização das relações da Arábia Saudita não só com Israel, mas também com todo o Ocidente, o Oriente Médio e o norte da África – em contraposição ao Irã”. Ele também aponta que “a Arábia Saudita sai fortalecida nessa disputa interna dos países muçulmanos”.

Euclides Diário – Informação que importa, visibilidade que transforma – Anuncie com a gente – 75 991552806(Whatsapp).

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima