Ministério da Saúde confirma primeiro registro do subclado K da Influenza A (H3N2) no Brasil
O Ministério da Saúde anunciou o primeiro registro do subclado K da Influenza A (H3N2) no Brasil, conhecido popularmente como gripe K ou super gripe. A confirmação foi feita a partir de amostras analisadas no estado do Pará e divulgada no Informe de Vigilância das Síndromes Gripais, referente à Semana Epidemiológica 49, publicado em 12 de dezembro.
Detecção do subclado J.2.4
Além do subclado K, o informe também identificou a presença do subclado J.2.4 do mesmo vírus no país. Ambos os subclados já eram conhecidos em regiões da América do Norte, Europa e Ásia antes de serem detectados no Brasil. O Ministério da Saúde destacou que o aumento da circulação do H3N2 no Brasil ocorreu antes da confirmação dessas variantes.
Crescimento das internações por Influenza A
O informe revela um aumento ou estabilidade nas internações por Influenza A nas últimas semanas em estados do Norte, como Amazonas, Pará e Tocantins, e no Nordeste, incluindo Bahia, Piauí e Ceará, além de Santa Catarina, no Sul. No Sudeste, a tendência é de queda gradual nas hospitalizações relacionadas ao vírus. Apesar da confirmação do subclado K, o ministério enfatiza que a vacinação continua sendo a principal estratégia para reduzir casos graves, internações e mortes por síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Euclides Diário – Informação que importa, visibilidade que transforma – Anuncie com a gente – 75 99155-2806 (Whatsapp).
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.








