O texto foi apresentado na Casa Legislativa em agosto do ano passado
A Assembleia Legislativa da Bahia vai dar mais um passo para tornar o “grau” como modalidade esportiva no estado. Na terça-feira (21), a Comissão de Constituição e Justiça vai debater o texto, que já está pronto para apreciação.
O Projeto de Lei é do deputado Marcinho Oliveira (PRD) e já tem parecer favorável da deputada Fabíola Mansur (PSB). A modalidade consiste em realizar manobras e acrobacias de solo com motocicletas, como empinar a moto sobre uma ou duas rodas, em movimentos conhecidos como “Grau”, “RL” e “Bob’s”.
O texto foi apresentado na ALBA em agosto do ano passado. De acordo com Oliveira, a proposta legitima e regulariza a prática do “Grau”, afastando-a da marginalidade e da ilegalidade nas ruas. “O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e apropriado para que os praticantes possam se divertir e desenvolver suas habilidades, sem infringir as leis de trânsito ou colocar em risco a segurança de terceiros”, explicou, na época.
O “grau” tem causado polêmica em várias cidades do estado, porque os alguns praticantes não seguem regras de trânsito e não fazem as manobras em locais seguros – o que a lei tenta ajustar.
No mês passado, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), defendeu a prática. “Assim como no futebol existe o estádio, quem gosta vai para lá. No grau também é preciso ter espaços próprios, equipamentos de proteção e regras claras. Exagerou, meu irmão, penalidade e acabou. Dentro do padrão, se encontra o lugar devido”, disse o chefe do Executivo durante entrevista à imprensa.
Depois de passar pela CCJ, o Projeto de Lei pode passar por outras comissões para, assim, ser discutido em plenário. Caso aprovado na íntegra, segue para sanção ou veto do governador.
Fonte: Portal do Case
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.