N/A

Reforma de secretariado afunila e Bruno Reis pode anunciar nome antes do Carnaval; retorno de Carlos Muniz deve selar destino do PSDB

22 views
Reforma de secretariado afunila e Bruno Reis pode anunciar nome antes do Carnaval; retorno de Carlos Muniz deve selar destino do PSDB

Foto: Valter Pontes/Secom PMS/Arquivo
O prefeito Bruno Reis 28 de janeiro de 2025 | 17:45

Reforma de secretariado afunila e Bruno Reis pode anunciar nome antes do Carnaval; retorno de Carlos Muniz deve selar destino do PSDB

Embora esteja ainda em compasso de espera, a reforma do secretariado do prefeito Bruno Reis (União Brasil) avançou internamente nos últimos dias e começa a afunilar a lista de nomes que o gestor deverá anunciar em breve.

Segundo apurou este Política Livre aumentou a tendência favorável ao nome de Pablo Souza para suceder Fabrizzio Muller na Secretaria de Mobilidade (Semob). De perfil técnico, Souza já foi diretor de planejamento da pasta e recentemente coordenou a gestão de transporte na Copa América 2024, nos Estados Unidos.

Pesa a favor dele ter um currículo robusto e amplo conhecimento sobre a mobilidade de Salvador, tendo participado do planejamento operacional do BRT, do plano cicloviário e até da logística de mobilidade do carnaval. A festa, por sinal, deverá ser seu desafio caso seja confirmado como secretário, porque, de acordo com interlocutores, Fabrizzio Muller pode encerrar o ciclo na Semob antes da folia.

O ponto de maior impasse no secretariado estava em torno da Secretaria Municipal da Educação (Smed), pasta para a qual o PSDB defende a indicação de Rodrigo Alves, atual titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). As conversas devem ser retomadas após o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Muniz (PSDB), emissário que mais reivindica o controle da Smed para os tucanos, retornar de uma viagem ao exterior.

Rodrigo Alves deve substituir Thiago Dantas, que pilotou a Semge na metade do primeiro mandato de Bruno, herdando a posição que tinha na segunda gestão de ACM Neto, que virou padrinho para sua permanência agora na Smed.

Já na Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), fontes palacianas apontam que o prefeito Bruno Reis está inclinado a confirmar o nome do subsecretário Walter Pinto como titular em substituição a Pedro Tourinho. Pinto, a propósito, chegou a integrar a comitiva do prefeito na missão internacional de uma semana no Benin, país da África Ocidental.

Para a Secretaria da Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), segue pacificado o convite que Bruno Reis já teria antecipado ao vereador Luiz Carlos, pela cota do Republicanos. A movimentação fará subir o suplente de vereador Beca, que é muito ligado a Bruno e também a Rebeca Cardoso, primeira-dama de Salvador. Além da Seinfra, o Republicanos também detém a indicação da Secretaria de Manutenção (Seman), mas pleiteia ampliar o controle sobre diretorias na máquina municipal.

Política Livre




Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima