De amostradinho a que show da Xuxa é esse, não dá para negar que o Brasil teve um ano recheado de memes. Alguns renderam músicas como foi o caso de ‘Calma, calabreso’, da banda La Fúria, outros apelidos, como o ‘Casca de Bala’, e teve até meme que “enriqueceu” o vocabulário dos internautas, alô Raquel Brito.
Pensando nisso, o Bahia Notícias reuniu os memes que se destacaram neste ano e já deixa a porta aberta para os próximos iniciarem 2025 em grande estilo:
“Que show da Xuxa é esse?”: a frase, que viralizou em setembro, foi retirada de um trecho do documentário “Pra Sempre Paquitas”, lançado pela Globoplay. Na ocasião, uma garotinha era entrevistada por um repórter e mostrava a indignação por não ter conseguido entrar no teatro em que era realizado o ‘Xou da Xuxa’. A pequena do vídeo foi identificada como Patrícia Veloso, que chegou a fazer diversas ações publicitárias após viralizar com o meme.
“Amostradinho”: criado pelo humorista Matheus Cobertura, o meme surgiu após o comediante compartilhar na web vídeos onde as pessoas se colocam em situações de risco. Os vídeos de Cobertura viralizaram rapidamente devido ao alcance dele na web, o influenciador é seguido por mais de 1,8 milhões de pessoas no Instagram e TikTok;
“Vou nada”: a expressão dita pelo influenciador digital Tata, conhecido no TikTok, viralizou após um vídeo dele se negando a jogar o restante da melancia fora. Curta e direta, a frase se tornou viral pela forma como o blogueiro a fala, e rendeu a Tata parcerias com grandes marcas, além de ser eternizado no hall dos memes na internet.
“Calma, calabreso”: a expressão dita pelo comediante Toninho Tornado ganhou outra dimensão após ter sido utilizada pelo baiano Davi Brito no BBB. Na ocasião, o ex-motorista por aplicativo usou a frase em uma briga com Lucas Buda. O baiano chegou a ser acusado de gordofobia pela brincadeira, até que as pessoas descobriram a origem da frase, que consistia em uma brincadeira de Toninho em falar palavras terminadas em A com O, a exemplo de Ludmillo. O episódio com Davi rendeu até música da banda La Fúria.
“Não sufoque o artista”: a frase, que se tornou um meme nas redes sociais, surgiu de uma trend no TikTok para ironizar pessoas que tentam controlar ou limitar a criatividade de alguém, ou dar pressa em alguma tarefa a ser feita.
Foto: Instagram
Espinafre do Popeye: aos 45 do segundo tempo, 2024 conseguiu dar ao Carnaval de Salvador um hit para chamar de seu. A entrevista de Edileuza ao Jornal da Manhã serviu para a baiana apresentar o talento dela na composição e cantar a música ‘Espinafre do Popeye’, que foi regravada pela banda La Fúria e ganhou o Brasil.
Youtra: a família Brito se tornou uma fábrica de memes em 2024 com a passagem de Davi pelo BBB e Raquel por ‘A Fazenda’. Antes mesmo de entrar para o reality da Record, a irmã do campeão do BBB presenteou os internautas com o meme “E outra”, que na linguagem da web se transformou em “Youtra”, que nada mais é do quem um conectivo para a frase, utilizado com frequência por baianos.
Casca de bala: eleita a música do ano na categoria ‘Forró/Piseiro’ do Prêmio Multishow, a faixa, interpretada por Thullio Milionário deu ao público um apelido para se referir aquela pessoa parceira de vida.
Bim di princisi (Bom dia princesa): a língua do I se fez presente através de Júlia Única, que viralizou nas redes sociais ao cantar uma versão “única” da música Dono da Porsche de MC Reino. A canção ficou tão famosa da forma como ela cantava, que diversos famosos gravaram vídeos com a versão da influenciadora.
Me mimei, me mimei: nada melhor do que finalizar 2024 com um mimo, e a influenciadora digital Virginia Fonseca deu um meme ao público para justificar o gasto exacerbado consigo mesmo. Na ocasião, a blogueira mostrava uma compra feita por ela, uma bolsa de marca com um valor alto.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.