A quarta pole position da carreira de George Russell, da Mercedes, foi ofuscada pela posição de Max Verstappen, da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren. A classificação do grid de largada foi realizada na madrugada deste sábado (23/11), com resultado favorável ao tetracampeonato do holandês.
Russell anotou o tempo de 1m32s12 para largar em primeiro na corrida deste domingo (24/11). Esta foi a quarta pole do britânico, que está na Fórmula 1 desde 2022, quando conquistou a primeira na Hungria. Carlos Sainz, da Ferrari, e Pierre Gasly, da Alpine, fecham respectivamente o top três da classificação.
Verstappen irá largar em quinto lugar e Norris, em sexto. Caso a posição de ambos se repita na corrida de domingo, o título de campeão mundial será do holandês, uma vez que o piloto da McLaren não terá mais chances de alcançá-lo na tabela. Para reverter a situação, o britânico precisa ultrapassar o atleta da Red Bull durante a prova.
A classificação foi ainda marcada pelo acidente do argentino Franco Colapinto, da Williams, na Q2. Ele passava pela curva 17 quando bateu no muro e destruiu o carro no Grande Prêmio de Las Vegas. A escuderia corre contra o tempo para remendar o veículo do piloto sul-americano.
Confira o grid de largada
- George Russell
- Carlos Sainz
- Pierre Gasly
- Charles Leclerc
- Max Verstappen
- Lando Norris
- Yuki Tsunoda
- Oscar Piastri
- Nico Hulkenberg
- Lewis Hamilton
- Esteban Ocon
- Kevin Magnussen
- Guanyu Zhou
- Franco Colapinto
- Liam Lawson
- Sergio Pérez
- Fernando Alonso
- Alexander Albon
- Lance Stroll
- Valtteri Bottas
Russell supreso
Segundo o piloto da Mercedes, a equipe não esperava o ritmo para voltar à pole, foram muito rápidos no fim de semana. Não interessava o que aconteceu antes, diz Russell, o Q3 era o que importava.
“Achei que não conseguiria uma volta rápida após ter encostado a asa no muro antes, temos que entender o que aconteceu para estarmos tão rápidos neste fim de semana, porque foi uma verdadeira surpresa”, destaca o britânico.