N/A

Salvador promove blitz educativa sobre uso de patinetes elétricos após regulamentação municipal

2 views

A prefeitura de Salvador realizou na manhã deste sábado (12) uma blitz educativa com objetivo de conscientizar e fiscalizar o uso correto dos patinetes elétricos compartilhados. A ação aconteceu na orla da Barra e foi coordenada pela Secretaria de Mobilidade (Semob), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da empresa JET, responsável pela operação do serviço na capital baiana.

 

Segundo a prefeitura soteropolitana, a iniciativa segue alinhada ao decreto municipal, que regulamenta o uso dos Equipamentos de Mobilidade Individual Autopropelidos (Emia), como patinetes, bicicletas, monociclos e motos elétricas, tanto de uso particular quanto compartilhado.

 

Foto: Divulgação / Semob

 

Durante a blitz, agentes verificaram o cumprimento das normas previstas, como o uso individual dos patinetes, a proibição de condução por menores de 18 anos e a vedação do uso sob efeito de álcool. A prática de transportar outra pessoa no mesmo equipamento, incluindo crianças, também é proibida.

 

Ainda no decreto há diretrizes sobre onde os equipamentos podem circular e os limites de velocidade permitidos. A circulação é autorizada em ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e ruas com velocidade máxima de até 40 km/h, além de parques, praças e vias compartilhadas.

 

Segundo a Semob, os limites de velocidade variam conforme o local: até 25 km/h em vias permitidas; até 12 km/h em áreas com grande circulação de pedestres, como parques e praças; máximo de 6 km/h sobre calçadas.

 

Os patinetes da JET contam com tecnologia com GPS que regula automaticamente a velocidade conforme o local, evitando que usuários ultrapassem os limites em áreas sensíveis. No caso dos equipamentos particulares, cabe ao usuário respeitar as normas sob risco de penalização.

 

Desde o início da operação do sistema da JET, em janeiro deste ano, foram contabilizados 113,5 mil usuários cadastrados e 349,1 mil viagens realizadas, com quase mil patinetes em circulação. A empresa estima que o uso dos equipamentos evitou a emissão de 226,31 toneladas de CO? na atmosfera.


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima