Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA (CISA) foi forçada a dispensar a maior parte de sua equipe


Tudo sobre Estados Unidos
O governo dos Estados Unidos está paralisado. Isso ocorreu após o Congresso norte-americano não conseguir chegar a um acordo para aprovar um projeto orçamentário para estender o financiamento federal.
Conhecida como shutdown, a situação força as agências federais do país a reduzir quase todas as operações. Entre elas, está a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA), o que representa um sério risco para os EUA.

Momento delicado para o setor
- A agência dispensou a maior parte de sua equipe em um momento de aumento do número de ataques hackers e outras ameaças cibernéticas.
- Muitas dessas operações são atribuídas ao governo da China, que nega qualquer tipo de ligação com os atos.
- De acordo com informações do The Washington Post, a CISA deve manter 889 funcionários, o que representa apenas 35% da sua força de trabalho original.
- De acordo com um porta-voz do órgão, a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura “manterá as funções essenciais e continua totalmente comprometida em proteger a infraestrutura crítica do país”.
Leia mais

Lei sobre segurança cibernética não foi renovada
A reportagem ainda afirma que, por coincidência, a principal lei que protege as empresas norte-americanas de ataques cibernéticos expirou nesta semana. Este cenário deixa o país ainda mais desprotegido de possíveis crimes virtuais.
A renovação da legislação é apoiada por republicanos e democratas. Na Câmara, o projeto recebeu sinal verde, mas acabou sendo barrado no Senado justamente em função do impasse referente ao orçamento federal dos EUA.

O temor é que este cenário cause o colapso da segurança cibernética dos Estados Unidos. Além disso, também podem haver impactos globais, uma vez que a Casa Branca compartilha inteligência de ameaças virtuais com outras nações.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.