O Supremo Tribunal Federal realiza nesta quinta-feira (8), em Brasília, um evento institucional para marcar os três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes. Em 2023, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios, clamando pela instalação de um golpe militar. A programação do evento inclui uma exposição, a exibição de um documentário, uma roda de conversa com jornalistas e uma mesa-redonda intitulada “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer”.
As atividades começam com a abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, que acontece no Espaço do Servidor do STF. A mostra destaca o processo de recuperação dos prédios após os ataques. Em seguida, será exibido o documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução”, no Museu do Supremo Tribunal Federal, que registra os desdobramentos dos atos e os esforços de reconstrução do patrimônio público.
A programação prossegue com uma roda de conversa envolvendo profissionais da imprensa, que discutirá a cobertura jornalística dos eventos e o papel da comunicação na defesa da democracia. O evento será encerrado com a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no salão nobre do Supremo, onde autoridades e convidados debaterão os impactos institucionais e políticos dos ataques ocorridos em 8 de janeiro.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





