N/A

Subindo no palanque: PDT intensifica aliança com governador Jerônimo Rodrigues

2 views
Subindo no palanque: PDT intensifica aliança com governador Jerônimo Rodrigues

Foto: Divulgação
Jerônimo Rodrigues e Félix Mendonça Jr 13 de setembro de 2025 | 09:57

Subindo no palanque: PDT intensifica aliança com governador Jerônimo Rodrigues

A presença do deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT baiano, no palanque do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta sexta-feira (12), em Vera Cruz, reforçou que a aliança entre os pedetistas e o Palácio de Ondina está cada vez mais consolidada.

Recepcionados pelo prefeito Igor Pinho (MDB), os dois participaram dos festejos da padroeira de Vera Cruz e de uma série entregas e inaugurações feitas pelo governo estadual, a exemplo de uma nova creche e equipamentos na área da saúde.

Como já revelou com exclusividade o Política Livre, o PDT espera ocupar a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Em agosto, o governador confirmou na titularidade da pasta Marcius Gomes, que era o chefe de gabinete. Ele pode seguir no cargo vinculado aos pedetistas, que indicariam os outros espaços na estrutura.

O apoio do PDT a Jerônimo, retomado a antiga aliança da legenda com o PT baiano, foi oficializada em abril, em um encontro realizado em Salvador capitaneado por Félix e pelo governador. O acordo foi costurado com base no compromisso firmado com o governo de fortalecimento das chapas proporcionais pedetistas para 2026.

Desde então, o dirigente do PDT e outras lideranças da sigla no interior – sobretudo os ex-prefeitos de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, e de Araci, Silva Neto, postulantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa -, têm se reunido com frequência com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e com o próprio morador do Palácio de Ondina.

Vale lembrar que a retomada da aliança começou a ser articulada em Brasília entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), Félix Mendonça e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, então ministro da Previdência.

Alguns pedetistas de peso ficaram insatisfeitas e prometem deixar a sigla para seguir na oposição e concorrer à reeleição em 2026, a exemplo do deputado federal Leo Prates, muito próximo de Salvador ACM Neto (União), e do deputado estadual Emerson Penalva, que é ligado ao prefeito Bruno Reis (União).

Política Livre




Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima