O sul do Brasil, juntamente com áreas do sudeste e centro-oeste, entrou em estado de alerta para a ocorrência de temporais previstos para o período entre terça-feira (9) e quinta-feira (11). A causa para essa condição meteorológica é a formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria, que se desenvolve na região de fronteira entre Paraguai, nordeste da Argentina e Rio Grande do Sul. Este sistema atmosférico é responsável por trazer instabilidades significativas, com potencial para desencadear chuva forte, ocorrência de raios e rajadas de vento de intensidade considerável nas áreas afetadas. Apesar de o ciclone não atuar diretamente sobre os estados do sudeste e centro-oeste, seus efeitos indiretos serão amplamente percebidos nessas localidades. No sul do país, espera-se que o impacto seja mais severo, com ventos que podem atingir velocidades de até 120 km/h, especialmente nas regiões litorâneas e serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além disso, há previsão de queda de granizo em diversos pontos.
Impacto regional e previsão detalhada
As regiões mais diretamente afetadas pelos temporais incluem a Grande Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, onde a previsão indica o início das instabilidades já na madrugada de terça-feira. Para quarta-feira (10), espera-se que os ventos atinjam sua maior intensidade nestas áreas. No sul do Brasil, o fenômeno climático manifestará sua força máxima com rajadas de vento de até 120 km/h, concentradas principalmente no litoral e nas áreas serranas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Adicionalmente, em algumas localidades, existe a possibilidade de ocorrência de queda de granizo. No sudeste, os efeitos indiretos do ciclone devem se manifestar em diversas áreas de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e nas regiões centro-sul e sudoeste de Minas Gerais. O centro-oeste, por sua vez, terá o Mato Grosso do Sul como o estado mais impactado pelas rajadas de vento associadas ao sistema extratropical.
Contexto dos ciclones extratropicais e reincidência do fenômeno
Ciclones extratropicais são eventos meteorológicos corriqueiros na América do Sul, com maior frequência observada nas porções sul da Argentina e do Chile. O Brasil é afetado mensalmente pela chegada de cinco a sete frentes frias, muitas delas acompanhadas por ciclones. Contudo, a formação de um sistema extratropical especificamente na área que abrange Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai é considerada menos comum. Este tipo de ocorrência, embora não seja usualmente frequente nesta exata localização, já havia sido registrada anteriormente nos dias 7 e 8 de novembro de 2025, e agora o fenômeno se repete. Esta característica da formação atual ressalta a particularidade do evento que atinge o país. Enquanto o sul do Brasil experimenta os impactos mais diretos e intensos do ciclone, as regiões sudeste e centro-oeste sentem os efeitos indiretos, caracterizados principalmente por instabilidades e rajadas de vento.
Euclides Diário – Informação que importa, visibilidade que transforma – Anuncie com a gente – 75 99155-2806(Whatsapp).
Fonte: https://gazetabrasil.com.br
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







