Liu Durães 09 de março de 2025 | 08:00
Tendência do PT lança Liu Durães, militante do MST, para presidência estadual do partido
A Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do Partido dos Trabalhadores (PT), lançou a militante Sem Terra, Liu Durães à candidata à presidência da sigla da Bahia.
A notícia foi divulgada através de nota nas redes sociais ao fim da noite de sábado (8). “Liu é uma mulher que veio das bases do PT. Nasceu e cresceu militante do MST, foi dirigente estadual e nacional do Movimento e atualmente é da Executiva Estadual do partido. Uma mulher preta e forjada na luta é a cara do PT da Bahia e por isso vamos dispor o nome dela para o crivo da militância do petista”, disse o deputado federal Valmir Assunção, que faz parte da direção estadual da EPS.
O PED (Processo de Eleição Direta) do PT deve acontecer no próximo 6 de julho. De acordo com a nota da EPS, o principal objetivo da militância é reeleger Lula presidente do Brasil e Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.
“Agora, vamos iniciar um intenso processo de debate com a base petista em todo estado da Bahia sobre a necessidade de fortalecer o nosso partido nas cidades, defender o nosso legado, nos reconectar com nossa base social, juventude, mulheres, negras e negros, LGBTQIA+, trabalhadoras e trabalhadores, indígenas, quilombolas e os povos tradicionais”, cita a EPS.
Confira a nota na íntegra
A Direção Estadual da Esquerda Popular Socialista do PT da Bahia, reunida neste 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, decidiu apresentar ao conjunto da militância petista o nome da companheira Liu Durães como candidata a Presidenta do PT da Bahia.
A companheira Liu, mulher, jovem, negra, é fruto da ousadia e consciência das trabalhadoras e trabalhadores. Liu nasceu dentro de um acampamento do MST, tornou-se militante do Movimento. Ao longo de sua trajetória foi ainda da Direção Estadual e Nacional do MST.
Liu também ocupou a Direção do PT em instância municipal e hoje compõe a Executiva Estadual do PT na Bahia.
Agora, vamos iniciar um intenso processo de debate com a base petista em todo estado da Bahia sobre a necessidade de fortalecer o nosso partido nas cidades, defender o nosso legado, nos reconectar com nossa base social, juventude, mulheres, negras e negros, LGBTQIA+, trabalhadoras e trabalhadores, indígenas, quilombolas e os povos tradicionais.
E no próximo ano derrotarmos a extrema direita no Brasil, reelegendo Lula; e ampliarmos nossas conquistas na Bahia, fazendo o nosso companheiro Jerônimo Rodrigues, que tem a nossa cara e governa em sintonia com o PT e os movimentos sociais, mais uma vez governador da Bahia.
Direção Estadual da Esquerda Popular Socialista do PT da Bahia
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.