No total, foram localizados mais de 800 objetos da Idade do Ferro que teriam sido queimados e depois enterrados no norte da Inglaterra
Um tesouro “incomum” de artefatos que foi queimado e depois enterrado foi localizado com o uso de um detector de metais amador no norte da Inglaterra. Segundo pesquisadores, os materiais têm cerca de dois mil anos, datando da Idade do Ferro.
No total, foram mais de 800 objetos localizados, incluindo um caldeirão, uma tigela de mistura de vinho, um equipamento de equitação e pedaços de carroças ou carruagens. Além disso, foram localizadas pontas de lança utilizadas em rituais.
Redes de comércio existiam já naquela época
Pesquisadores da Universidade de Durham, na Inglaterra, afirmam que a descoberta é bastante incomum e interessante. Isso porque sugere a existência de uma rede de comércio entre a ilha e o restante do continente europeu.

Por exemplo, a tigela em questão apresenta uma combina os estilos mediterrâneos e britânico da época. Além disso, os objetos podem ter pertencido a um grupo da elite da época, indicando que os habitantes do norte da Grã-Bretanha eram tão poderosos quanto os do sul.
Em comunicado, a equipe explicou que os objetos foram mantidos na universidade para a realização de diversos estudos. No futuro, o Museu de Yorkshire lançará uma campanha de arrecadação de fundos para garantir que o Melsonby Hoard faça parte da sua coleção.
Leia mais

Objetos foram queimados em uma espécie de fogueira
- Todos os materiais passaram por uma tomografia computadorizada.
- Essa análise permitiu criar um modelo virtual em 3D e revelou que muitos deles foram queimados ou quebrados.
- É possível que esses itens tenham sido colocados em uma pira funerária, embora nenhum osso humano tenha sido encontrado no local.
- Após a queima, alguns dos artefatos foram ainda mais danificados, sendo jogados em uma vala e tendo pedras jogadas em cima deles.
- A teoria da equipe é que o tesouro tenha feito parte de algum tipo de ritual ainda desconhecido.

Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.