N/A

TJ-BA toma importante decisão sobre agência Bradesco de Chorrochó

72 views
A decisão obriga o Bradesco a manter o funcionamento integral do banco até que seja instalada uma unidade bancária avançada ou estrutura semelhante no município.

Em uma decisão histórica, o Tribunal de Justiça da Bahia determinou que o Bradesco não pode fechar o posto de atendimento bancário em Chorrochó, cidade de 10,5 mil habitantes localizada no Vale do São Francisco. A decisão atende a um pedido do município, que busca evitar os impactos do fechamento do único banco da cidade, cuja agência mais próxima fica a 170 quilômetros de distância, em Paulo Afonso.

A decisão liminar, proferida pelo desembargador José Cícero Landim Neto, obriga o Bradesco a manter o funcionamento integral do banco até que seja instalada uma unidade bancária avançada ou estrutura semelhante no município. O banco também precisa disponibilizar caixas eletrônicos para atender a demanda local e fornecer atendimento assistido para apoio às operações digitais, considerando as limitações tecnológicas da população local. Caso o Bradesco descumpra a decisão, será aplicada uma multa diária de R$ 100 mil.

O posto de atendimento bancário é fundamental para os moradores da cidade, que dependem dele para acessar serviços bancários presenciais, como emissão de extrato bancário, pagamentos de conta e retirada de benefícios sociais. A cidade tem uma população envelhecida, com 25,2% dos habitantes acima de 50 anos, o que torna os serviços digitais menos acessíveis.

Essa decisão é um marco na luta contra o fechamento de agências bancárias na Bahia, onde quase metade dos municípios não possui sequer um banco. Outros municípios baianos também estão buscando evitar o fechamento de agências, como Pedro Alexandre, que ingressará com ação na Justiça ainda nesta semana para evitar o fechamento da única agência bancária da cidade.

O Bradesco pode recorrer da decisão, mas a determinação judicial.

Veja nota do Bradesco:

“O Bradesco tem promovido algumas mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte de suas agências em unidades de negócio. Este é um processo que vem sendo adotado há algum tempo, visto que atualmente 98% do total de operações feitas pelos clientes do banco acontecem por meio dos canais digitais. Dentro desse processo, algumas agências passam por uma adequação do seu tamanho físico e outras por uma unificação.

A agência 3630/CHORROCHÓ será encerrada em 19 de setembro. A partir de 22 de setembro as contas dos clientes serão direcionadas para a agência 3052/PAULO AFONSO localizada na Av. Getúlio Vargas 40, Paulo Afonso, BA. Clientes da região continuam tendo acesso aos principais serviços bancários através das unidades do Bradesco Expresso, rede de correspondentes bancários do banco disponíveis em estabelecimentos comerciais e que funcionam em horário ampliado ao das agências, além dos canais digitais do Bradesco, pelo aplicativo e internet banking.”

Fonte: Portal do Case


Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima