Um trecho da BR-101 em Ubaitaba, no Sul da Bahia, segue ainda comprometido após uma carreta, carregada de combustíveis, tombar na noite da última segunda-feira (7). Segundo a TV Santa Cruz, o veículo foi removido da pista na noite da terça-feira (8), mas a liberação total da via depende da conclusão da limpeza do material derramado.
Foto: Divulgação / PRF na Bahia
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte do trabalho de limpeza foi realizada na tarde desta quarta-feira (9), mas as atividades foram suspensas com o anoitecer. Os serviços devem ser retomados na manhã de quinta-feira (10).
Para minimizar os impactos no tráfego, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) criou um desvio provisório ao lado da pista principal, o que permite a passagem de veículos com destino a Ubatã, Ipiaú e Jequié, também no Sudoeste.
A carreta, que havia saído de Jequié com destino a Eunápolis, na Costa do Descobrimento, transportava três tipos de combustível: etanol, gasolina e diesel. Parte da carga foi recuperada por uma empresa contratada pelo seguro, enquanto o restante se espalhou pela pista, gerando risco de explosão.
Equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estiveram no local para avaliar os possíveis impactos ambientais. Ao fim da operação de limpeza, será elaborado um laudo técnico sobre os danos causados ao solo.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.