O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (4) um aumento nas tarifas sobre as exportações da Índia, em uma medida de retaliação contra os laços comerciais entre Nova Délhi e Moscou. A decisão foi divulgada na rede social do ex-presidente, Truth Social.
Segundo Trump, a Índia, liderada por Narendra Modi, estaria desrespeitando sanções internacionais ao comprar e revender petróleo russo, desafiando as restrições impostas pelos Estados Unidos contra o governo de Vladimir Putin, devido à guerra na Ucrânia.
> “Eles não se importam com quantas pessoas estão sendo mortas na Ucrânia pela máquina de guerra russa”, escreveu Trump, criticando abertamente a postura do governo indiano.
Apesar de não ter especificado a nova alíquota, Trump destacou que a Índia já enfrenta atualmente uma tarifa de 25% sobre algumas de suas exportações, imposta por ele no final de julho. O novo aumento ainda não teve percentual divulgado.
A Casa Branca justifica a medida como uma resposta à crescente cooperação da Índia com a Rússia na área de energia e equipamentos militares, desafiando os interesses geopolíticos dos Estados Unidos e seus aliados na Europa.
A medida promete gerar tensões no comércio internacional e pode afetar diretamente setores estratégicos da economia indiana.
Washington logan
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.