<
Em mais um sinal positivo para Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o líder brasileiro como um “bom homem”. A declaração do mandatário norte-americano aconteceu nesta segunda-feira (6/10).
“Eu tive uma ótima conversa com o presidente do Brasil. Ele é um bom homem”, disse o líder norte-americano ao ser questionado sobre telefonema com Lula.
Durante conversa com jornalistas no Salão Oval, o presidente republicano ainda afirmou que fará “negócios” com seu colega brasileiro. Ele, porém, se recusou a responder se considera reduzir a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.
Além disso, Trump voltou a afirmar que deve se reunir, em breve, com o presidente do Brasil – mas despistou se o encontro pode acontecer na COP30, em Belém.
“Em algum momento eu irei [ao Brasil] e ele vai vir aqui [nos EUA]”, disse o presidente dos EUA. “Nós conversamos sobre isso.”
Veja:
Conversa com Trump
De acordo com o Itamaraty, o telefonema entre Trump e Lula durou 30 minutos e ambos relembraram a “boa química” que tiveram durante a 80ª Assembleia Geral da ONU.
Além da taxa norte-americana, imposta sobre as exportações do Brasil, Lula pediu que Trump reconsiderasse as sanções dos EUA contra autoridades brasileiras.
Ao fim da conversa, o líder norte-americano designou o chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, para conduzir as negociações sobre o tarifaço daqui para frente.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.