<
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está aberto a negociar a tarifa de 50% imposta sobre produtos do Brasil com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A afirmação foi confirmada por Amanda Roberson, porta-voz em português do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em entrevista à CNN, nesta terça-feira (23/9).
“O presidente Trump deixou claro, desde o início do seu mandato, que ele está aberto a negociar com qualquer país. Ele decidiu utilizar as tarifas como uma ferramenta, porque ele considera que os acordos anteriores não foram favoráveis para as empresas americanas”, disse Roberon.
A porta-voz, porém, evitou responder se Trump aceitaria negociar a alíquota sem levar em conta questões políticas. Isso porque, ao anunciar a tarifa, o líder dos EUA usou o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) como uma das justificativas para a medida.
O governo brasileiro, contudo, enxerga a pressão de Trump como uma tentativa de interferência na soberania do Brasil. Por isso, Lula já declarou que não aceita entrar em qualquer negociação que envolva questões políticas brasileiras.
Mais cedo, durante discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, Trump revelou ter encontrado com Lula rapidamente, antes de subir ao púlpito do evento. Apesar da rápida conversa, disse o presidente dos EUA, os dois concordaram em conversar na próxima semana.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a conversa entre os dois deve acontecer por telefone.
Até o momento, Washington e Brasília ainda não deram maiores detalhes sobre o contato, como data e horário.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.