Trump recebe Netanyahu e volta a falar em expulsar palestinos de Gaza

2 views

users
Trump recebe Netanyahu e volta a falar em expulsar palestinos de Gaza

<

Donald Trump reuniu-se, nesta terça-feira (4/2), com Benjamin Netanyahu, nos Estados Unidos. O encontro na Casa Branca marca a primeira visita de um líder internacional ao novo presidente norte-americano.


Apoio dos EUA para Israel

  • Assim como em seu primeiro mandato, Donald Trump já sinalizou que os EUA continuarão apoiando Israel incondicionalmente durante seu governo.
  • Netanyahu foi o primeiro líder internacional convidado a visitar os EUA após Trump tomar posse, em 20 de janeiro.
  • O encontro acontece em meio ao cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, que entrou em vigor em 19 de janeiro. O acordo foi mediado por Catar, EUA e Egito em dezembro do último ano. A primeira fase do plano de paz termina em março.

Após o encontro, Donald Trump e Netanyahu concederam uma coletiva de imprensa onde revelaram alguns pontos da conversa. Um deles diz respeito a um possível reassentamento da população da Faixa de Gaza, como já havia sido ventilado pelo presidente norte-americano no último fim de semana.

“Queremos chegar a um acordo para reassentar, permanentemente, os palestinos de Gaza”, disse Trump a repórteres.

Há alguns dias, o líder norte-americano já havia sugerido transferir a população do enclave palestino, de 2,3 milhões de pessoas, para o Egito e a Jordânia. Apesar de a ideia ter sido rejeitada pelos dois países, Trump afirmou que outras nações aceitariam receber os palestinos de Gaza.

“Muitos líderes de países nos contataram e querem abrigar pessoas de Gaza”, declarou Trump sem apresentar provas.

Para o presidente dos EUA, a decisão de expulsar a população do enclave palestino se dá pela região não ser “um lugar para se viver” em paz. Além da possível expulsão da população de Gaza, Trump e Netanyahu não deram maiores detalhes sobre o encontro em Washington.

O premiê de Israel, no entanto, falou brevemente sobre seguir o acordo de cessar-fogo com o Hamas, que entrou em vigor em 19 de janeiro.

“Tentaremos chegar à segunda fase do acordo de cessar-fogo”, declarou Netanyahu sobre o plano de paz.

Atualmente, o cessar-fogo está na primeira das três fases do acordo, que prevê a libertações de reféns detidos pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos. Dos 33 cativos programados para deixar Gaza neste estágio, 13 já foram soltos. 

De acordo com o Hamas, as discussões para a segunda fase do plano de paz já começaram.

>

Rolar para cima