



Durante reunião na Casa Branca, Trump afirmou que o Brasil será alvo de novas tarifas nos próximos dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mirar o Brasil em suas críticas às relações comerciais com países estrangeiros. Nesta quarta-feira (9/7), durante uma reunião com líderes africanos na Casa Branca, Trump anunciou que pretende aplicar uma nova tarifa contra o Brasil, elevando o tom de pressão sobre os países do Brics.
Sem detalhar os setores que podem ser afetados, Trump afirmou que o anúncio oficial da medida deve ocorrer entre a tarde desta quarta e a manhã de quinta-feira (10/7). “O Brasil não tem sido bom para nós. Nada bom, aliás. Vamos divulgar um número para o Brasil no final da tarde ou amanhã de manhã”, declarou o republicano, ao ser questionado sobre possíveis novas sanções comerciais.
Veja as fotos
A fala reacende o embate entre os Estados Unidos e o Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No início de 2025, Trump já havia ameaçado impor tarifas de até 100% às nações do grupo que, segundo ele, não respeitassem os “interesses comerciais dos EUA”.
Trump já havia confirmado um aumento de 10% nas tarifas para todos os países membros do Brics, ou mesmo nações que mantivessem aproximação com o bloco. O presidente norte-americano argumenta que o Brics representa uma ameaça ao dólar, especialmente diante da proposta dos países-membros de criar uma moeda comum para transações internacionais.
As novas declarações de Trump ocorrem poucos meses após a imposição de uma taxa de 20% sobre as importações brasileiras, em abril deste ano. Ainda não está claro se o novo anúncio será uma ampliação das medidas anteriores ou se representará a criação de tarifas adicionais específicas.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.