O vereador Cezar Leite (PL) 13 de outubro de 2025 | 18:45
Cezar Leite critica governo Lula por cobrar devolução de valores do Auxílio Emergencial
Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador (CMS), nesta segunda-feira (13), o vereador Cezar Leite (PL) voltou a criticar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Declaradamente bolsonarista, o edil criticou a medida instaurada pelo governo federal para cobrar a devolução de R$ 478,8 milhões recebidos indevidamente por 177,4 mil famílias durante o pagamento do Auxílio Emergencial — benefício criado na pandemia da Covid-19.
Em discurso, o liberal lamentou o pedido de devolução do benefício pago durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ironizou eleitores do atual mandatário do Brasil.
“Você que votou no PT, se for para chorar, chore no pé do caboclo”, afirmou Leite.
De acordo com o governo federal, devem restituir os valores pessoas que apresentaram irregularidades nos critérios de elegibilidade, como vínculo formal de trabalho, renda familiar acima do limite ou acúmulo de outros benefícios previdenciários.
A comunicação para devolução está sendo feita por SMS, WhatsApp, e-mail e pelo aplicativo Notifica, priorizando os casos de maior valor ou maior capacidade de pagamento.
Ainda segundo o governo, não serão cobrados beneficiários do Bolsa Família, inscritos no CadÚnico, famílias com renda de até três salários mínimos ou que receberam menos de R$ 1,8 mil.
Quem não devolver o valor dentro de 60 dias poderá ter o nome negativado.
Reinaldo Oliveira/Política Livre
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.