A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), promoveu uma reunião nesta terça-feira (27) para os responsáveis técnicos dos camarotes que participarão do Carnaval de Salvador em 2026. O evento, que ocorreu na Escola de Saúde Pública, no bairro do Comércio, contou com a presença de cerca de 50 participantes.
Durante a reunião, foram discutidos os requisitos sanitários necessários para os serviços de alimentação nos camarotes. Os tópicos abordados incluíram as condições de pré-preparo e preparo dos alimentos, conservação e armazenamento dos gêneros alimentícios, prazos de validade, identificação dos produtos, limpeza das áreas, higiene dos manipuladores e critérios para a distribuição de bebidas alcoólicas.
Gilmara Macedo, subcoordenadora de Alimentos, Processos Administrativos e Licenciamento Sanitário, destacou a importância do processo de educação em saúde, que permite à Vigilância Sanitária esclarecer dúvidas sobre riscos sanitários e regulamentações durante o Carnaval. Desde julho, a Visa tem realizado capacitações para diversos segmentos, incluindo vendedores ambulantes, representantes da indústria de gelo, baianas de acarajé e vendedores de bebidas em isopor.
Na próxima terça-feira (3), a Vigilância orientará os responsáveis por food trucks, com o intuito de garantir que esses profissionais se adequem às normas sanitárias. A nutricionista Lorena Cavalcanti, que atua há cerca de 15 anos em camarotes, comentou que a Vigilância é percebida como uma parceira, enfatizando que a segurança alimentar é uma prioridade. Ela também convidou outros profissionais para participar da capacitação, buscando desmistificar a imagem negativa da Vigilância Sanitária.
Marina Cézar, nutricionista e CEO de uma consultoria em segurança alimentar, ressaltou que as reuniões são uma oportunidade valiosa para revisar conhecimentos e normas exigidas pelo órgão. Ela mencionou que sempre há atualizações, como a análise da água, que se tornou uma exigência nos últimos anos, contribuindo para a segurança alimentar dos foliões.
Durante o Carnaval, a Vigilância Sanitária estará presente nos três circuitos oficiais da festa: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). As equipes, compostas por um supervisor e fiscais de controle sanitário, realizarão a fiscalização em diversos pontos de comercialização e distribuição de alimentos, incluindo camarotes, pontos de distribuição para policiais militares, o espaço Nutrifolia e o Catafolia, que oferece serviços e refeições para catadores de materiais recicláveis.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





