Vulcão entra em erupção nas Filipinas e milhares de pessoas são evacuadas

Vulcão entra em erupção nas Filipinas e milhares de pessoas são evacuadas

Vulcão entra em erupção nas Filipinas e milhares de pessoas são evacuadas


Autoridades das Filipinas emitiram alerta para que a população evacue as proximidades do vulcão Kanlaon, no centro do país, após uma erupção registrada nesta segunda-feira (9). O pedido é para que as pessoas saiam de qualquer local que fique a até seis quilômetros de distância do vulcão.

De acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, podem ocorrer “novas erupções explosivas” nas próximas horas. No total, 87 mil pessoas já foram evacuadas.

País se prepara para o pior cenário

  • A erupção produziu uma volumosa nuvem de cinzas de três mil metros de altura e que se movimentou em direção oeste-sudoeste do país.
  • Como o vulcão liberou partículas tóxicas, havia grande risco para as populações próximas.
  • Por isso, as autoridades filipinas emitiram alertas de evacuação.
  • A maior preocupação é em La Castellana, município situado a sudoeste do Kanlaon, onde se estima que cerca de 46.900 indivíduos estejam em risco.
  • A Defesa Civil do país ainda afirmou que se prepara para “o pior cenário possível”.

Leia mais

Vulcão entrou em erupção 15 vezes na última década

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia também elevou o alerta do vulcão para o número 3, de um total de 5. Isso significa que o magma está próximo ou na superfície, e a atividade pode causar novas erupções perigosas dentro de semanas.

Autoridades já acompanhavam o aumento da atividade do Kanlaon nos últimos meses. Em setembro deste ano, por exemplo, cerca de 300 família foram deslocadas de assentamentos perto da encosta do vulcão.

Vulcão Kanlaon apresentava sinais de atividade nos últimos meses (Imagem: Jamizskie/Shutterstock)

As Filipinas ficam no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica. O vulcão Kanlaon já entrou em erupção 15 vezes na última década. Em 1996, três alpinistas perderam a vida como resultado da ejeção de cinzas.


Pesquisar
Rolar para cima