O Esporte Clube Ypiranga voltará a disputar a Série B do Campeonato Baiano em 2025, encerrando um período de nove anos afastado do futebol profissional. A novidade chegou após a aprovação do projeto “Futebol de Base Ypiranga” na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, permitindo a captação de recursos para a reestruturação do clube. A informação foi obtida com exclusividade pela reportagem do Bahia Notícias.
A autorização do projeto foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de fevereiro pela Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, vinculada ao Ministério do Esporte. Com isso, o clube poderá captar até R$ 2.476.803,82 junto a empresas e pessoas físicas, que podem destinar parte de seus impostos para o projeto. O prazo de arrecadação se estende até 18 de dezembro de 2026.
Ao BN, Álvaro Bragança, CFO da Squadra Sports, empresa responsável pela gestão do Ypiranga, contou que o retorno ao cenário profissional faz parte de um plano estratégico para fortalecer a equipe. “O Ypiranga tem um papel fundamental dentro da Squadra, e nossa intenção é recolocá-lo como um clube relevante para Salvador e para o futebol baiano”, afirmou.
A verba captada será direcionada para investimentos no elenco profissional e na estrutura do clube. “O objetivo é fortalecer a equipe técnica e aumentar a quantidade de competições ao longo do ano”, explicou Bragança. A intenção é mesclar jogadores da categoria sub-20 com atletas que já pertencem a outros clubes da plataforma Squadra Sports, além de reforços pontuais no mercado que já somam rodagem experiência.
Foto: Ruison Brutal/Ypiranga
Apesar do planejamento para a Série B do Baiano, o gerente de futebol do Mais Querido, Daniel Brugni, destacou que o acesso à elite estadual em 2026 não é tratado como uma obrigação imediata. “Queremos garantir esse retorno à primeira divisão, mas estamos focados em um crescimento sustentável a médio e longo prazo”, pontuou.
Vale lembrar que a Squadra Sports é liderada por Guilherme Bellintani, ex-presidente do Bahia. Além do Ypiranga, atualmente a empresa está à frente do Linense-SP, do VF4-PB e do Conquista, este último localizado no sudoeste da Bahia. A Squadra também tem mapeado clubes de Portugal e do Uruguai para fechar a plataforma, mas ainda não há novidade sobre qualquer avanço.
NOVA COMISSÃO
Para liderar o projeto de reestruturação, o Ypiranga anunciou Jonilson Veloso como novo Head Coach. Ele chega ao clube após um trabalho de destaque no Jacuipense e soma experiências em estágios internacionais, incluindo passagens por OGC Nice (França), Bayern de Munique (Alemanha) e Borussia Mönchengladbach (Alemanha). Em 2023, Veloso foi eleito o melhor treinador da Série A do Campeonato Baiano.
De acordo com a direção do Aurinegro Baiano, a chegada de Jonilson servirá para ‘apontar uma direção’ ao clube, no processo do retorno ao profissional.
HISTÓRICO NA BAHIA
Fundado em 1906, o Ypiranga é um dos clubes mais tradicionais do futebol baiano. Ao longo de sua história, conquistou nove títulos do Campeonato Baiano, além do Torneio dos Campeões Norte-Nordeste e duas edições da Série B estadual.
Manchete do nono e último título conquistado pelo Ypiranga, em 1939 | Foto: Acervo Ypiranga