N/A

Zanin marca para 29 de abril julgamento sobre mais um núcleo da trama golpista

20 views
Zanin marca para 29 de abril julgamento sobre mais um núcleo da trama golpista

Foto: Gustavo Moreno/STF/Arquivo
O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal) 19 de março de 2025 | 15:08

Zanin marca para 29 de abril julgamento sobre mais um núcleo da trama golpista

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para 29 de abril o julgamento para o recebimento da denúncia contra o núcleo supostamente responsável por elaborar ações para viabilizar a trama golpista de 2022.

Trata-se do segundo dos cinco grupos denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) pela articulação por um golpe de Estado após a vitória do presidente Lula (PT) na disputa eleitoral.

Publicidade

Os denunciados nesse núcleo são Silvinei Vasques (ex-chefe da PRF), Marília Ferreira Alencar (ex-chefe da inteligência do Ministério da Justiça), Fernando de Sousa Oliveira (ex-diretor de operações do Ministério da Justiça), Mario Fernandes (general da reserva autor do plano Punhal Verde e Amarelo), Marcelo Costa Câmara (ex-assessor de Jair Bolsonaro) e Filipe Martins (ex-assessor de Bolsonaro).

O julgamento será feito na Primeira Turma do Supremo. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu na terça-feira (18) o recebimento da denúncia contra os seis após todos terem apresentado defesa prévia às acusações.

Nessa fase, o Supremo analisa aspectos formais para decidir se recebe ou rejeita a denúncia. Os denunciados se tornam réus caso os ministros decidam acolher as acusações, e ações penais são abertas para o início da instrução do processo.

Além desse núcleo, outros dois grupos denunciados pela trama golpista já têm data para julgamento na Primeira Turma. O núcleo central, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas, será julgado nos dias 25 e 26 de março.

O outro grupo com data marcada é o núcleo militar, que tem como integrantes o general Estevam Theophilo, dez oficiais e um policial federal. A denúncia contra eles deve ser recebida em julgamento marcado para 8 e 9 de abril.

Cézar Feitoza, Folhapress



Publicidade

Descubra mais sobre Euclides Diário

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Rolar para cima