O destino do terreno da antiga BR Distribuidora, no bairro do Stiep, em Salvador, tem um desfecho traçado para o ano de 2025. Isso porque a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o Governo do Estado, já definiu o que será implantado no local.
Após o Bahia Notícias divulgar no último dia 18 de outubro que o espaço receberia uma nova unidade de saúde, a titular da pasta, Roberta Santana, revelou, o que deve ser construído na localidade. O equipamento em questão deve ser voltado para a área de um Centro de Reabilitação, conforme adiantado pela titular da Sesab a reportagem.
“A gente tem que deixar o governador lançar, mas parte também da parte de centro de reabilitação. Tem coisas importantes que o governador vai fazer, que é marca dele também no processo que a gente tem feito, tanto na saúde mental como no processo de construção de centros de reabilitações. Então é uma estratégia importante que em breve ele deve estar lançando para vocês”, anunciou Santana em entrevista ao BN.
De acordo com Roberta, o órgão de saúde possui algumas propostas e projetos para implantação no local, que será oficializado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
“A gente está em estudo. Tem algumas propostas para o governador, ele vai definir. Nós temos três propostas para a implantação de um equipamento ali e ele [Jerônimo] vai tomar a decisão. É um terreno muito estratégico e importante para nós. Temos projetos prontos e o governador vai tomar a decisão. Mas, ao que tudo indica, será uma estrutura de saúde”, explicou.
RELEMBRE
As especulações acerca do espaço, que não está sendo utilizado na capital baiana, foram iniciadas em agosto do ano passado, quando uma apuração do BN indicou que o planejamento inicial da Sesab era transferir a sede da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) para o local.
A intenção era construir um complexo que juntaria a Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Divisa), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast) e a Diretoria de Emergência em Saúde Pública (Diesv).
O órgão apontou que a área para intervenções ultrapassaria 3,7 mil metros². Porém, o projeto passou por um impasse para a instalação do complexo, e o processo licitatório para conhecer a empresa que iria realizar as obras no local não foi finalizado.
Em meio a indefinição do futuro da localidade, o BN publicou nova atualização em agosto deste ano e revelou que as sedes de três diretorias da Suvisa devem ser realocadas para o Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, localizado no bairro da Barra, na capital baiana.
Segundo as informações obtidas pela reportagem, a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (Divisa), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) serão instaladas de forma oficial e com perspectiva de funcionamento integral em um prédio anexo da unidade de saúde, onde funciona a parte administrativa do hospital.
Ainda conforme a apuração, a mudança das diretorias pode acontecer já no mês de dezembro, mas também há possibilidade de ser concretizada apenas no primeiro semestre de 2025.
Inicialmente a ideia do governo da Bahia era que no espaço fosse construído o Hospital Ortopédico da Bahia. No entanto, menos de um ano depois, em 2021, a gestão estadual decidiu mudar o local de instalação da unidade, que foi construída no bairro do Cabula e inaugurada em março deste ano. Com isso, o terreno do Stiep seguia sem uma definição encaminhada.