Tem espaço em Salvador para quem quer chegar e fazer acontecer? Demanda antiga na capital baiana, a falta de espaços para eventos voltou a ser assunto com a proximidade do verão e o calendário cheio para a temporada.
Para além dos três grandes espaços já conhecidos pelo público, WET, Arena Fonte Nova e Parque de Exposições, a cidade passou a contar com outros locais de festa, como o Centro de Convenções, a antiga Arena Daniela Mercury, e casas menores, como a Chácara Baluarte, a Casa Pia, o Porto Salvador.
Mas e quando se fala de casa de shows, já com estrutura montada? Ao Bahia Notícias, o empresário Marcelo Britto, CEO da Salvador Produções, revelou que tem feito estudos para um novo espaço de festa na capital. “A gente tem feito estudos e eu acho que pode ter uma novidade para 2026”.
Responsável por gerir o WET, o empresário pontuou as maiores questões para investir.
“Salvador tem um problema geográfico em relação a habitacional, em relação a vagas de estacionamento, a questão do som. Existe uma lei sonora que não é em todos os lugares. Nós fizemos um estudo de viabilidade, um de zonas permitidas para o som, então tem a questão da lei, tem a questão de estacionamento, tem a questão do contexto geral de morador. Não é fácil achar esse local”, afirmou.
Foto: Gabriel Nascimento
Responsável por uma parte da agenda de shows na capital com os artistas da Salvador Produções, Britto reconhece a necessidade de importância de investir na área, mas ressalta que esse também é um compromisso do poder público.
“Precisa há muito tempo, importante também, tanto o governo estadual quanto o governo municipal também tem uma atenção especial a isso.“
A queixa sobre a ausência de espaços para eventos em Salvador não só de quem frequenta, mas também, de quem promove.
Em reportagem feita pelo Bahia Notícias em agosto deste ano, foi exposto a dificuldade de receber eventos por não ter espaços para shows de grande porte que não fossem adaptados para a realização de festas.
A Prefeitura de Salvador fez um investimento de R$ 163 milhões na Arena Multiuso Salvador, que terá capacidade para abrigar mais de 12 mil pessoas, porém, a capital ainda continua limitada neste aspecto.
Atualmente, a cidade conta com três locais que podem comportar shows para um público acima de 20 mil pessoas, a Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Parque de Exposições de Salvador e o WET.
Já para eventos de pequeno a médio porte, os espaços na cidade são adaptados quando se é necessário.