Em entrevista, o Dr. Luís Costa (PT) confirmou sua pré-candidatura ao Cargo de Prefeito de Monte Santo e pela primeira vez quebra o silêncio sobre os reais motivos que o levaram ao rompimento com o grupo da Prefeita Silvania
Nesta quarta-feira 24/04, o Dr. Luís Costa, advogado de Monte Santo, realizou uma entrevista no programa “Jornal do Sertão”, apresentado por Nelson Santana na Rádio Planalto FM 93,7 de Euclides da Cunha e fez grandes revelações sobre os reais motivos que motivaram o seu rompimento com o grupo da atual prefeita Silvania Matos.
O Dr. Luís Costa sempre foi um forte aliado de Silvania Matos e foi fundamental para a vitória da Prefeita quando, já durante a campanha das Eleições de 2020, foi obrigado a remover sua Candidatura a Prefeito e apoiar a Candidata Silvania Matos na reta final do pleito. Na ocasião o então Governador Rui Costa (PT), mandou um avião buscá-lo em Monte Santo para ter uma reunião, convencendo-o a fazer apoio aberto a Silvania Matos.
Após se eleger, a Prefeita nomeou Luís o Procurador Geral do Município, tal era o grau de aproximação, porém durante as eleições de 2022 a Prefeita decidiu exonerar Luís Costa do Cargo de Procurador e até então não haviam revelado os motivos de tamanho rompimento e/ou da quebra do acordo firmado em 2020.Desde então, o Dr. Luís Costa (PT), vem percorrendo o Município e ajudou na votação expressiva de Lula e Jerônimo durante as últimas eleições. Durante as caminhadas ele também fortaleceu o seu nome como pré-candidato a Prefeito de Monte Santo em 2024. Vale salientar que o PT, enquanto sob o comando do Dr. Luís Costa chegou a eleger 2 Vereadores nas eleições de 2017, porém, com o apoio à Prefeita nas Eleições passada não conseguiu conquistar nenhuma cadeira.
Na entrevista, Dr. Luis Costa confirmou que sua Pré-Candidatura à Prefeitura de Monte Santo foi aprovada pela Federação Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), não sendo um mero desejo seu. O pré-candidato disse que ainda não definiu a Chapa e quem será seu Vice, mas que a decisão será definida em comum acordo com a Federação da qual também faz parte o PcdoB (Partido Comunista do Brasil) e o PV (Partido Verde).
Luis também revelou com exclusividade toda a trajetória e os motivos do rompimento com o Grupo da atual Prefeita Silvania Matos: Luis então afirmou: “Tinha um projeto de ser Prefeito de Monte Santo em 2020, mas atendendo um pedido do Governador e naquela situação a candidata, atual Prefeita que fazia parte da base do Governo pontuava melhor nas pesquisas e o Governador achou por bem insistir em retirar nossa candidatura e apoiá-la para garantir a vitória dela.” Segundo o Dr Luís, no acordo firmado com a Prefeita também estava o compromisso de inserir algumas propostas do Plano de Governo na atual gestão, mas passou-se um ano e seis meses fazendo parte do governo de Silvania e insistindo no cumprimento do acordo, porém após perceber que as propostas não se concretizariam ele tomou a iniciativa de se retirar do governo.
Ainda segundo Luís, a atual gestão da Prefeita Silvania não está focada nos menos favorecidos e fez graves denúncias com relação a situação da SAÚDE no Município: “Não tem cabimento de um governo que se diz favorável aos mais empobrecidos, garantir uma UPA funcionando somente 4 meses no ano. Às vezes iniciava no mês de março e quando era no mês de outubro já estava fechando, nos 4 cantos do Município era uma loucura. Transporte de doentes era só feito durante 4 meses, nos outros o povo ficava à míngua.” Luis também fez uma grave denúncia referente à contratação de servidores: “Os servidores eram contratados no mês de março quando era setembro/outubro eram demitidos. Passavam 6 meses por ano sem serviços essenciais nas comunidades.” Por estes e outros motivos o Dr. Luís afirmou que decidiu sair do grupo da Prefeita e lançar sua pré-candidatura própria nas Eleições 2024.
Durante a entrevista, o apresentador Nelson Santana também fez críticas à atual gestão de Silvania Matos, afirmando que a Prefeita não respeita a população, nem gosta muito da imprensa e que já convidou várias vezes a prefeita para falar sobre as ações da sua gestão e ela se recusa a atender a imprensa, mas que a Rádio estaria à disposição se ela quisesse ser entrevistada.
Nelson também lembrou que a Prefeita rompeu com a Vice-Prefeita Itácia Andrade, concluindo que ela acabou sozinha para concorrer às próximas Eleições de 2024. Segundo Luís Costa, o governo Jerônimo e Lula sempre esteve disposto a fazer uma gestão amigável e democrática, porém a Prefeita teria tentado anular as lideranças de forma antidemocrática e autoritária e, por isso, todas as lideranças inclusive os aliados que iniciaram compondo o Governo de Silvania foram deixando-a no decorrer do tempo e decidiram não apoiar a atual Prefeita nessas Eleições de outubro de 2024.
Um ouvinte da Rádio também perguntou se haveria alguma possibilidade de Dr. Luís Costa compor a Chapa como vice da prefeita Silvânia Matos, mas em resposta Luís deixou claro que está descartada qualquer tipo de aliança com a atual Prefeita Silvania, “Não tem qualquer possibilidade até porque de lá a gente já veio” afirmou o pré-candidato.
Em conclusão, Luís apresentou seus projetos de governo afirmando que irá priorizar a saúde e a agricultura familiar no Município. “80% da nossa população vive no meio rural e a gente precisa garantir que a população possa produzir com dignidade no campo”. Atualmente Luis Costa é Coordenador da Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (ARESOL), um projeto muito promissor de cooperativa que incentiva a agricultura familiar e tem levado renda a pequenos produtores rurais de Monte Santo. A Coopersabor vende produtos de qualidade produzidos em Monte Santo e distribuídos em todo o Brasil como a famosa Cerveja de Licurí.
Ainda na conclusão da entrevista Luís Costa comentou a decisão da Justiça Eleitoral de Monte Santo, que condenou o irmão e um Assessor da Prefeita a uma multa de mais de R$ 100 mil reais por divulgação de pesquisa irregular, dizendo: “Hoje as pesquisas precisam ser registradas no TSE para poderem ser divulgadas. Essas pesquisas que volta e meia saem lá em Monte Santo que no somatório geral dá 103% (cento e três por cento) são irregulares e o Juiz Eleitoral tomou a decisão de multar, mandando um recado claro de que não vai aceitar este tipo de comportamento” e arrematou dizendo que futuramente ele irá divulgar uma pesquisa seguindo todos os requisitos legais respeitando a justiça eleitoral.
Confira a entrevista na íntegra no Facebook Nelson Santana
Fonte: https://www.montesanto.net/noticias/politica/2024/04/25/luis-costa-pt-confirma-pre-candidatura-a-prefeito-de-monte-santo-e-revela-os-reais-motivos-do-rompimento-com-o-grupo-da-prefeita-silvania/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1VAiopueJd-Me1JK3IWqcI0GjYtZhKWgw6vNf_naP-0lEw5J4kZQlyaMw_aem_AX_Pp-JTLvhPvSX1Z4RtZUqTMWHQcH_yCWijN__NU0TaD5rgzFRoWHuJvxAtIoApBPvzCclpjEOQa6P99hjRfFao