O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por intermédio da unidade sul do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), cumpriu um mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira (16) em Teixeira de Freitas. A ação integra a “Operação Dublê”, coordenada pelo Gaeco do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), e visa desarticular uma organização criminosa especializada na comercialização de veículos adulterados e na aplicação de golpes contra seguradoras nos dois estados.
O alvo da medida na Bahia é investigado pela sua atuação como transportador e comerciante dos veículos irregulares. Conforme as apurações, ele era responsável pela montagem e clonagem de automóveis, utilizando documentos de outros carros para, na sequência, “legalizá-los” e colocá-los à venda. No Espírito Santo, mandados foram cumpridos nas cidades de Colatina, Serra e Vitória. A Justiça capixaba determinou ainda o afastamento de um policial civil por 180 dias.
De acordo com as investigações, a organização atuava desde pelo menos 2022 em um esquema que incluía a clonagem de veículos, envolvendo documentação, placa e chassis, com registros de sinistros por furto. O grupo também era acusado de fazer falsos registros de furtos para obter indenizações seguras e reintroduzir os automóveis adulterados no mercado.
Foto: Divulgação / MP-BA
As apurações indicam a participação de um proprietário de loja de veículos e do policial civil, que supostamente recebia propina para forjar boletins de ocorrência de roubos que posteriormente eram comunicados às seguradoras. Além das fraudes, são apurados os crimes de roubo, furto, receptação, corrupção ativa e passiva.
O modus operandi consistia, após o recebimento da indenização da seguradora, em adulterar a placa e o chassis do mesmo veículo para comercializá-lo. Um dos investigados recebeu R$ 118 mil de uma seguradora com base em uma ocorrência de roubo que teria sido falsa.
As investigações começaram após a apreensão, em junho de 2023, em Santa Tereza (ES), de um veículo com indícios de adulteração. Foi identificada a venda de diversos carros irregulares, incluindo picapes de luxo.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.