Alguns leitores perceberam. Outros ficaram curiosos com o aparecimento do botão “ouça este conteúdo” em todas as matérias publicadas no Bahia Notícias. Após uma fase inicial de testes, decidimos apresentar oficialmente a ferramenta “Readme”, que usa a inteligência artificial para permitir acessibilidade aos conteúdos do portal. O player está disponível após a assinatura do autor dos textos:
A iniciativa permite praticidade para leitores que prefiram ouvir o conteúdo, mas também amplia o alcance do site para pessoas com deficiência visual, um público que até então enfrentava dificuldades para ter acesso ao Bahia Notícias. “É uma ferramenta bem simples e que dinamiza o nosso conteúdo”, defende Ricardo Luzbel, CEO do portal. É possível, por exemplo, aumentar ou diminuir a velocidade com que a leitura acontece.
Para a escolha da ferramenta, além de priorizar um parceiro brasileiro, a opção pelo Readme inclui também o apoio ao Instituto de Cegos da Bahia (ICB), que auxilia no desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia. Parte da receita com a plataforma, inclusive, é convertida em ações junto à entidade, que tem quase 100 anos de funcionamento.
“Ao unir a tecnologia e a responsabilidade social, o Readme reforça a nossa missão de promover a inclusão. A parceria com o ICB é a materialização de nosso compromisso com iniciativas sociais que ampliam o acesso e a participação de todos”, explica o sócio da empresa desenvolvedora da plataforma.