Pesquisar

Com o Gemini 2.0, Google tem projetos ambiciosos para aprimorar IA

Com o Gemini 2.0, Google tem projetos ambiciosos para aprimorar IA

O Google DeepMind, a ala de pesquisa de IA da empresa, anunciou o que, nas palavras de Sundar Pichai, são “a próxima era de modelos criados para esta nova era de agentes”, apresentando o Gemini 2.0, seu modelo mais capaz até agora.

Ainda em fase de testes, o Gemini 2.0 possuem dois projetos que podem conduzir avanços de IA para a gigante da tecnologia, chamados de Astra e Mariner.

O Google está sendo claro sobre seus objetivos com os projetos Astra e Mariner: entender como as pessoas podem usar novas formas de IA antes de lançá-las em larga escala, especialmente após alguns desafios com recursos de IA mal avaliados anteriormente.

Leia mais:

Google Deepmind 1
Projetos baseados no Gemini 2.0 são conduzidos pela divisão Google DeepMind – Imagem: Iljanaresvara Studio/Shutterstock

Projetos Astra e Mariner

  • O Astra, revelado na conferência I/O de 2024, é uma versão avançada de assistente de IA, mais interativa e multimodal do que o Google Assistant ou o Gemini.
  • Ele consegue ver e interagir com o ambiente, oferecendo uma experiência mais rica, como reconhecer obras de arte ou sugerir livros. Contudo, seus recursos ainda estão longe de serem perfeitos.
  • Já o Project Mariner é uma extensão do Chrome que realiza tarefas em sites de forma autônoma, semelhante ao “Uso do computador” da Anthropic.
  • Embora ainda em fase inicial, o Mariner pode navegar na web, fazer compras online e executar tarefas, mas sem tomar decisões como finalizar uma compra.

Ambos os projetos buscam melhorar a interação dos usuários com IA, equilibrando eficiência e personalização, além de considerar questões éticas, como privacidade e antropomorfismo.

O Google está cauteloso quanto à personalidade do Astra e à quantidade de dados que ele deve lembrar, enquanto o Mariner ainda depende de supervisão humana. A abordagem gradual visa garantir que a IA seja útil e acessível para todos, não apenas para especialistas.

Celular com logomarca do Gemini na tela na frente de fundo laranja com efeito degradê
Plano do Google é usar o Gemini para viabilizar uma IA útil e acessível (Imagem: JarTee/Shutterstock)

Rolar para cima