COMPARTILHE
ELEIÇÕES 2024 – A POLÍTICA PARA MUITO ALÉM DAS CAMERAS E HOLOFOTES
Após um ano de 2023 morno nas articulações politicas visando as Eleições 2024 onde serão eleitos o novo Prefeito(a) e Vice e mais 15 Vereadores(as) para o quadriênio 2025-2028, o ano de 2024 iniciou com movimentação intensa no campo da política municipal.
A cidade de Euclides da Cunha tem tradicionalmente 02 grupos políticos que detêm uma maioria de apoiadores e é circundada por outras vertentes que tentam ocupar um lugar ao sol no campo da política Euclidense.
GRUPO POLÍTICO DO EX-DEPUTADO JOSÉ NUNES
FONTE: https://www.facebook.com/photo?fbid=890124892473749&set=a.530890231730552
De um lado temos o grupo político liderado pelo ex-deputado José Nunes que iniciou a sua carreira política como Prefeito de Euclides da Cunha na década de 1980(1989-1992)em uma ainda hoje comentada eleição disputada contra o conhecido Nozinho do Bujão, eleição essa que ficou conhecida como a disputa entre o Bujão x Gasolina. Como Prefeito de Euclides da Cunha José Nunes foi responsável por um conjunto de ações estruturantes para a cidade e também para a região quando travou uma luta constante pelo asfaltamento da BR-116 no Trecho Tucano-Euclides da Cunha e pela modernização do trecho urbano inclusive com mão dupla o que facilita por demais o trafego de veículos na hoje intitulada Avenida Renato Campos. José Nunes Prefeito foi responsável pela pavimentação da Avenida Almerindo Rehem(Conhecida Alto do Corte Grande) ao Bairro Pau Míudo, também a pavimentação da Rua Monte Santo, entre a Rua Joaquim Santana Lima e o Bar de Zé de Nezinho. Já na área administrativa construiu o Prédio Sede da Prefeitura e implantou o hoje conhecido Centro Administrativo. Na área de abastecimento de água fez ampliações no sistema de abastecimento tanto na sede como no interior em parceria com a EMBASA. José Nunes prefeito foi também responsavel pela implantação de energia elétrica em várias localidades rurais além de levar telefonia rural para diversas localidades. Houve também ações na área de educação, saúde com a ampliação do Hospital Municipal, obras com reformas e construção de prédios escolares, abertura de estradas entre outros. Todas essas ações o cacifaram como um grande líder político elegendo o seu sucessor Zezão. como também Ataíde, Renato Campos e por ultimo a sua esposa Fatima Nunes que foi eleita por 2 mandatos e ficou conhecida como a Prefeita que modernizou a cidade de Euclides da Cunha, com várias obras, calçamentos em Povoados, asfaltamento em trechos urbanos, modernização da Feira Livre, construção de Creches, Escolas, aquisição de ônibus escolares modernos entre outras ações.
José Nunes não parou como Prefeito de Euclides da Cunha, logo após ser Prefeito de Euclides da Cunha, foi eleito Deputado Estadual pelo PFL no ano 1994, sendo reeleito em 1998,2002,2006, já no ano de 2010 o mesmo deixa a Assembleia Legislativa e segue para a Câmara Federal sendo eleito Deputado Federal pelo DEM e assim reeleito em 2014 e 2018 pelo atual partido PSD, em seguida o mesmo indica o seu filho o Jovem Gabriel Nunes para sucedê-lo na Câmara Federal e o mesmo é eleito no ano de 2022 com uma votação expressiva de mais de 130000 votos. José Nunes também fez uma rápida passagem pela SDE do Governo do Estado da Bahia em um acordo firmado entre seu partido PSD e o Governador Rui Costa, objetivando dar melhores condições a disputa para deputados federais.
Atualmente sem cargo político o ex-deputado José Nunes permanece trabalhando na área da política em uma assessoria 0800 ao seu filho o agora Deputado Federal Gabriel Nunes, e na cidade de Euclides da Cunha desenvolve diversas ações pontuais através de associações rurais levando benefícios as comunidades rurais com implementos agrícolas, caixas apícolas, encanamentos entre outras ações. Fruto do seu trabalho o ex-deputado José Nunes tem hoje o seu nome como um dos principais para ser candidato a Prefeito contra a chapa que será montada pelo atual Prefeito Luciano Pinheiro.
Além do nome de José Nunes, o grupo político liderado pelo mesmo tem também o ex-vice Prefeito por 02 mandatos Joseval Damasceno como um potencial candidato, além de diversos outros nomes com história política em Euclides da Cunha, como o ex-prefeito Zezão, a ex-Prefeita Rosa e também o empresário Jorge Reis conhecido como Pebinha.
GRUPO POLITICO DO PREFEITO LUCIANO PINHEIRO
https://www.facebook.com/photo?fbid=890124892473749&set=a.530890231730552
O Atual Prefeito de Euclides da Cunha Luciano Pinheiro é o líder politico de um grupo antagônico ao do ex-deputado José Nunes. Luciano Pinheiro começou a sua trajetória política em Euclides da Cunha no mandato da ex-Prefeita Rosa, como Secretário de Obras do município, logo em seguida foi candidato a Vereador no ano de 2008 e teve uma quantidade expressiva de votos despontando como uma figura política relevante no cenário euclidense. Eleito vereador no ano de 2008 fez oposição a Prefeita eleita a Senhora Fatima Nunes durante o seu primeiro mandato ao lado do também vereador Zé De Fulgêncio. Já no ano de 2012 Luciano Pinheiro se candidatou a Prefeito contra a Prefeita a época Fatima Nunes mas não obteve êxito, porém o desejo de seguir na política foi mais forte e o mesmo permaneceu juntamente com seus apoiadores desenvolvendo ações na área politica. No ano de 2016 novamente candidato com um forte apelo dos jovens da cidade Luciano Pinheiro se elegeu Prefeito de Euclides da Cunha com uma vitória na eleição contra o vice-Prefeito á época Joseval Damasceno, naquela que foi tida como uma surpresa pelos apoiadores do grupo antagônico que confiavam que o trabalho realizado na cidade e no interior pela Prefeita a época Fatima Nunes e a ótima avaliação da mesma em pesquisas de opinião seriam suficientes para eleger o sucessor Vaval, o que não aconteceu.
No seu primeiro mandato como Prefeito entre os anos de 2017-2020 o Prefeito Luciano Pinheiro enfrentou forte oposição na câmara de vereadores, capitaneada pelo Vereador do PSD Valdemir Dias, ladeado pelos seus colegas Nenem de Diassis, Simone Matos e Aroldo Rocha, porém o mesmo com sua habilidade política e tendo maioria na câmara de vereadores conseguiu se sobressair sem maiores percalços. O primeiro mandato do Prefeito Luciano teve também diversas realizações como ampliação de asfaltamento, pavimentação, reforma e ampliação no Hospital Municipal e uma obra emblemática que foi o Asfaltamento do Trecho Euclides da Cunha-Distrito de Ruilândia, obra essa que foi bastante debatida até o último minuto, sendo inclusive objeto de apostas sobre a realização ou não pelos seus apoiadores-opositores.
Candidato a reeleição no ano de 2020, o Prefeito Luciano em meio a Pandemia do COVID-19 viu seu nome despontar novamente com forte apelo nas redes sociais, terreno ao qual segundo os seus apoiadores o mesmo tem um forte domínio, tendo em vista que o mesmo está sempre apresentando conteúdos em seus perfis e tem uma fatia de seguidores fieis que sempre reproduzem os seus conteúdos. A Eleição de 2020 foi tida como uma eleição atípica, inclusive na sua data de realização que por conta do COVID-19 foi adiada para o mês de Novembro. A eleição teve o seu palco principal nas redes sociais, ambiente imune a contaminação do COVID-19, os famosos comícios e carreatas foram pouco realizados e o atual Prefeito Luciano em uma disputa contra a sua antecessora Fatima Nunes sagrou se reeleito para um novo mandato.
No primeiro mandato o seu vice foi o conhecido advogado Betão que em primeiro momento no inicio do ano de 2020 anunciou um rompimento com o Prefeito, que então o escolheu para sucedê-lo o então advogado Rubenilson Campos, no entanto num movimento inusitado Betão voltou a apoiar o Prefeito Luciano na campanha de 2020.
No seu segundo mandato foi ladeado pelo já citado Rubenilson Campos, eleito seu vice-Prefeito e segundo apoiadores com o acordo de ser o sucessor de Luciano Pinheiro, no entanto no decorrer do mandato Rubenilson viu essa garantia ser esquecida e atualmente o mesmo se encontra inclusive afastado do então Prefeito Luciano e sendo cortejado pelo grupo do ex-deputado José Nunes, porque viu o seu nome como sucessor natural ser preterido pelo atual Secretário de Obras Heldinho Macedo.
O segundo mandato de Luciano Pinheiro já não teve mais uma forte oposição na câmara de Vereadores, tendo em vista que os Vereadores Nenem de Diasssis e Silvio de Napinho eleitos pela oposição, logo em seguida passaram a integrar o grupo politico do Prefeito, restando apenas quatro vereadores opositores de um total de 15 na câmara, sendo eles os Vereadores Valdemir, Simone, Messias e Ednalvo. Luciano Pinheiro no seu segundo mandato continuou com seu trabalho de ampliação em calçamentos em diversas ruas, ampliação do asfaltamento do centro, e abriu uma disputa com o grupo opositor para diversos asfaltamentos de trechos rurais, sendo um emblemático o trecho Pinhões – Carnaiba que foi prometido pelos 2 grupos, porém até a data de hoje nenhum metro de asfalto foi colocado. O prefeito capitaneou junto ao Governo do Estado da Bahia a obra de Reforma da Rodoviária que era um apelo antigo da população, também junto ao governo do estado conseguiu trechos de asfalto na sede do municpio, a construção de um colégio de tempo integral entre outras ações.
O QUE ESTÁ ESQUENTANDO O CENÁRIO POLITICO NESSE INICIO DE ANO?
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2393087744207912&set=a.104971936352849
Como já dito anteriormente o ano de 2023 foi morno nas articulações políticas, porém o ano de 2024 entrou e as articulações já começaram fortes.
O grupo de Luciano Pinheiro foi quem deu o pontapé inicial. Luciano Pinheiro tinha inicialmente como seu candidato a sucessor o seu Vice Rubenilson, porém já em meados do meio do seu mandato foi ventilado que Rubenilson aparenta ser preterido por Helio Fernando, conhecido como Ferrari que assumiu a Secretaria de Obras após a saída de Zezão já no primeiro mandato de Luciano. Ferrari assumiu a secretaria e passou a ganhar grande visibilidade após o inicio do segundo mandato de Luciano Pinheiro, porém viu seu nome ser preterido após a realização da Operação Graft deflagrda pelo MP-GAECO que o levou a prisão por cerca de 01 mês acusado de fraude em licitações da Prefeitura de Euclides da Cunha, juntamente com membros do setor de Licitação. Após Ferrari ser afastado do páreo outros nomes surgiram como o do Vereador Diego Costa, do médico Dr. Magno, do Vereador Ireno Barreto e até do Pe Charles, porém ao que parece nenhum desses decolou na opinião pública, enquanto isso Luciano Pinheiro continua suas articulações e como que tirado da cartola de um mágico, vindo da capital Salvador é integrado ao Governo como Secretário de Obras, o Senhor Helder Macedo, popularmente conhecido como Heldinho Macedo. Desde que chegou a cidade e assumiu a Secretaria Heldinho é tido como a aposta principal do Prefeito Luciano Pinheiro para sucedê-lo, porém faltava um candidato a vice que fizesse par com Heldinho Macedo, pois bem, após mais de 06 meses de rumores, conversas, disse-me-disse, negativas frias, agora no inicio de Janeiro, mais precisamente na semana passada o Prefeito Luciano anuncia em suas redes que faria uma live com novidades nessa semana e ai crescem os rumores de qual seria essa novidade. Na segunda-feira dia 08 o mesmo faz uma live com seus vereadores e anuncia que no próximo dia 26 de janeiro anunciará a chapa que irá concorrer as eleições, até ai sem muita novidades. Logo após a live começa a circular nos grupos de Whatsapp um convite para que os apoiadores do Prefeito compareçam a casa do seu pai no dia 09 pela manhã que haveria uma grande novidade.
No dia 09 de Janeiro pela manhã em frente a casa de Dr. Laécio, pai de Luciano Pinheiro os seus apoiadores se aglomeram e logo em seguida há uma grande queima de fogos, concomitante a isso a Vereadora Simone Mattos até então integrante do grupo de José Nunes publica um video em suas redes sociais informando a seus apoiadores que não mais faz parte do grupo politico de José Nunes, em seguida o grupo do Prefeito Luciano Pinheiro desce em caminhada em direção a casa da Vereadora objetivando recebê-la no seu grupo político como uma aposta para ocupar o cargo de vice-Prefeita, tendo o seu filho Luis Matos como provável candidato a Vereador. Muito festejada a chegada da Vereadora Simone Matos ao grupo do Prefeito Luciano Pinheiro é tida por alguns apoiadores como um trunfo contra o ex-deputado José Nuens, mas para uma outra parcela de apoiadores é vista como um problema, pois a mesma, se confirmadas as expectativas ocupará 02 vagas, sendo a dela de vice e do seu filho Luis Matos que irá disputar os votos junto aos 11 vereadores que já faziam parte do grupo do Prefeito e inclusive em alguns redutos de figuras fortes e tradicionais na política a exemplo do veterano Vereador Bolivar.
O DIA SEGUINTE
https://www.facebook.com/photo/?fbid=7156163804421949&set=pcb.7156163857755277
Passada a euforia da chegada da Vereadora Simone Matos ao grupo do Prefeito Luciano Pinheiro, na noite do dia 09 de Janeiro ex-deputado José Nunes e seu filho deputado Gabriel Nunes em uma live transmitida ao vivo pelo CUMBE TV, detalharam os bastidores dessa mudança de posicionamento da ex-correligionária bem como teceram alguns comentários, inclusive informando que apesar da mudança a maioria dos seus cabos eleitorais permaneceram ao lado do ex-deputado do José Nunes numa situação em que o mesmo explicou que a ex-correligionária só levou o rótulo, pois o conteúdo do frasco teria permanecido, referindo-se aos agora ex-eleitores da Vereadora Simone. Na referida live o ex-deputado convidou os seus apoiadores para irem a casa do mesmo no dia seguinte às 09:00hs da manhã para um bate papo sobre os novos direcionamentos políticos.
Na manhã do dia 10 de Janeiro na casa do ex-deputado José Nunes diversos dos seus apoiadores se fizeram presentes e para alegria dos mesmos o Senhor Josafá Cigano que nas eleições anteriores havia apoiado o Prefeito Luciano Pinheiro compareceu acompanhado da sua família onde com muita alegria e compromisso declarou apoio ao grupo Nunes para a próxima eleição, na oportunidade informou que terá um candidato a vereador da sua família de nome Léo, um jovem que muito tem a somar no grupo político dos Nunes. Os discursos dos Vereadores Valdemir, Ednalvo Guerra, Messias da Serra foram muito aclamados na oportunidade pois os mesmos se mostraram resistentes a todas as investidas do grupo do Prefeito e permanecem apoiando o grupo do ex-deputado José Nunes. Na oportunidade fizeram uso da palavra os já citados vereadores, o Cigano Josafá, o Deputado Federal Gabriel Nunes e o ex-deputado José Nunes onde reafirmaram o seu compromisso de permanecer lutando para formar uma chapa forte para segundo os mesmos livrar Euclides da Cunha da corrupção.
Ainda como parte das ações de fortalecimento do grupo o Deputado Federal Gabriel Nunes declarou em uma entrevista na rádio local que permanece conversando com diversas lideranças, inclusive com o Vice-Prefeito Rubenilson Campos que foi preterido pelo grupo do Prefeito mas permanece ainda reticente em declarar com quem caminhará nesse pleito que se avizinha, na oportunidade Gabriel informou que fez convite a Rubenilson para se juntar ao seu grupo político mas ainda não obteve resposta.
Já na manhã do dia 12 de Janeiro o Deputado Federal Gabriel Nunes divulgou em suas redes sociais que recebeu apoio do ex-Vereador Durão Celestino e de seu filho Bruno que esteve ao lado do Prefeito na eleição passada e que agora se junta ao seu grupo político.
Enfim Euclides da Cunha promete ter um ano de Eleições bastante movimentada e permaneceremos acompanhando e analisando cada passo dos 02 maiores grupos políticos da cidade.
Da Redação do Euclides Diário – 12/01/2024
CNPJ: 52234512000116