Pesquisar

Golpe do WhatsApp: como se proteger

Saiba identificar sinais de um golpe do WhatsApp e as principais medidas para evitar ser uma vítima.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca de mensagens, fotos e vídeos. Infelizmente, criminosos se aproveitam da falta de atenção dos usuários para aplicar golpes. 

Quer saber como tornar o uso do aplicativo mais seguro e o que fazer em caso de golpe? Confira nossas dicas.

O que é golpe do WhatsApp

  • O golpe do WhatsApp é um tipo de fraude que se aproveita da popularidade do aplicativo para enganar pessoas e obter informações pessoais ou financeiras. Os golpistas utilizam diversas táticas para aplicar os golpes, como:
  • ●     Se passar por outra pessoa: o golpista cria um perfil falso no WhatsApp utilizando nome e foto de uma pessoa aleatória. Geralmente, essas informações são roubadas de redes sociais. Em seguida, entra em contato com amigos e familiares pedindo dinheiro. 
  • ●     Phishing: envio de mensagens falsas se passando por bancos ou empresas com links que direcionam para sites falsos que roubam informações pessoais e bancárias. 
  • ●     Mensagens com tom de urgência: envio de mensagens se passando por um amigo ou familiar pedindo dinheiro porque sofreu um acidente, sequestro ou problema familiar. 
  • ●     Download de aplicativos não confiáveis: ao se passar por um banco ou empresa conhecida, o golpista pede para a vítima instalar um falso aplicativo no celular. O programa ou vírus é usado para roubar dados ou controlar o dispositivo

Como o golpe do WhatsApp funciona

Existem vários tipos de golpes praticados através do WhatsApp. Conheça os mais populares e como se proteger deles. 

  1. Golpe do novo número ou perfil falso criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com os contatos. Ao se passar pelo usuário, o golpista alega que trocou de número e começa a pedir dinheiro com a desculpa de que algo inesperado aconteceu. Uma das estratégias utilizadas é dizer que está com conexão ruim para alarmar a vítima e fazer com que ela não pense muito para transferir os valores pedidos. 
  2. Roubo ou “clonagem” da conta Primeiro, o golpista entra em contato com a vítima solicitando o código de verificação do WhatsApp. Ao saber o PIN, ele transfere a conta da vítima para outro celular.Da mesma maneira que o golpe anterior, o criminoso pede dinheiro para os contatos da pessoa que teve sua conta invadida.
  3. Ofertas com preços imperdíveisSe passando por uma loja, o golpista envia uma mensagem via WhatsApp anunciando uma promoção fora de época com um desconto muito bom. Também é comum oferecer um brinde.O tom da mensagem é sempre de urgência — “estoque acabando”, “últimas unidades” ou “últimas horas da promoção”, por exemplo —, para instigar a vítima a não perder a grande oportunidade.O link da suposta página para realizar a compra é um site falso, cujo objetivo é coletar informações pessoais e até bancários da vítima. Ainda, existe a probabilidade do link ter um malware para roubar dados ou controlar o celular.
  4. Falso benefício do governo. Os benefícios sociais destinados à população carente e a certos públicos (aposentados e pensionistas, por exemplo) também podem ser isca de golpes do WhatsApp.O golpista cria uma conta que se passa por um órgão federal e envia mensagens que incitam urgência na possível vítima. Pode-se ofertar o desbloqueio de valores ou pedir que se realize um cadastro para não perder o benefício que recebe. Mais uma vez, o link enviado tem o objetivo de coletar dados.
  5. WhatsApp premium Ao criar uma conta falsa do próprio WhatsApp, o golpista convida a vítima para ter acesso a uma nova versão do aplicativo, com mais recursos ou de uma cor diferente.O link enviado do suposto aplicativo costuma ser um vírus, que infecta o celular e rouba dados pessoais e bancários da vítima.

Sinais de que está sendo vítima do golpe do WhatsApp

  • Os sinais mais comuns que indicam a tentativa de um golpe pelo WhatsApp são:
  • –      mensagens urgentes e inesperadas;
  • –      pedido de informações pessoais;
  • –      envio de links suspeitos;
  • –      erros de português;
  • –      solicitação de pagamento antecipado;
  • –      contato de um número desconhecido;
  • –      ofertas irresistíveis;
  • –      contato de supostas empresas ou órgãos federais.

Dicas Importantes

Fonte: Redes Sociais WhatsApp

Fonte: https://www.serasa.com.br/premium/blog/golpe-do-whatsapp-o-que-fazer/

Rolar para cima