A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos às 14h50 deste domingo (23), conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura. A Defesa Civil emitiu um alerta severo sobre forte chuva no Centro e nas Zonas Sul e Oeste da capital paulista.
Segundo o CGE, áreas de instabilidade estão provocando chuva moderada a forte em diversos pontos da cidade e região metropolitana. Imagens do radar meteorológico registraram chuva forte nos bairros do Butantã e Pinheiros, na Zona Oeste, na Marginal Pinheiros, e nos bairros do Campo Limpo e Capão Redondo, na Zona Sul.
A chuva forte também atingiu os municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Taboão da Serra, Cotia, Carapicuíba, São Lourenço da Serra, Itapevi e Jandira.
As instabilidades se deslocam de noroeste para sudeste e devem atingir outras regiões da capital nas próximas horas. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento.
O acumulado pluviométrico médio de março até as 7h de hoje é de 63,8mm, o que representa 36% dos 177,1mm esperados para o mês.
A última semana de março será marcada por sol entre nuvens, tempo abafado e pancadas de chuva forte entre o meio da tarde e o início da noite. Há potencial para rajadas de vento e alagamentos.
Na segunda-feira (24), o dia será de sol, variação de nuvens e pancadas de chuva entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite. Há potencial para chuvas generalizadas, alagamentos, rajadas de vento e descargas elétricas. A temperatura permanece estável, com mínima de 20°C e máxima de 29°C.
Na terça-feira (25), o sol e a variação de nuvens pela manhã darão lugar a pancadas de chuva isoladas à tarde, com potencial para alagamentos. Os termômetros oscilam entre 20°C e 28°C.