Em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, no último domingo (8), 40 voluntários realizaram uma ação de limpeza em um trecho de mais de 3 km nas praias de Barra do Pote e Conceição, na Ilha de Itaparica, distrito de Vera Cruz. Na ação, foram recolhidos mais de 400 kg de resíduos sólidos, incluindo latas de alimentos de origem chinesa e até penico.
A ação foi organizada pela Semana Ambiental do Village Itaparica. O responsável pelos Programas de Consumo Consciente e de Comunicação Social do Village Itaparica, Marcos Cruz, destaca que o lixo oceânico pode percorrer várias regiões em função das correntes marítimas.
“Ações como essa de limpeza de praia, envolvendo as organizações da sociedade civil e a comunidade, podem provocar a mudança de comportamento para que as pessoas cuidem mais das praias e do meio ambiente de um modo geral”, afirma.
Foto: Divulgação
“A maior parte de tudo que recolhemos na praia ontem poderia ter retornado para a cadeia produtiva, caso tivessem sido descartados de maneira correta. Mas, por conta do Estado de degradação em que se encontravam e/ou por estarem misturados a resíduos orgânicos ou sujos, tiverem que ir direto para a coleta municipal, ou seja viraram lixo”, lamenta a gerente de ASG do Village Itaparica, Adriana Muniz.
“Importante lembrar que quando deixamos lixo na praia, além de prejudicar a vida marinha e a beleza natural, muitos materiais que poderiam ser reciclados acabam se perdendo”, acrescenta Adriana.
Participaram do mutirão de limpeza representantes dos grupos culturais Samba de Roda Dois de Julho e do Capoeira Mestre Luiz Preto. Além deles, a ação também recebeu o apoio de integrantes do Movimento Maré sem Plástico, que atua com limpeza submersa e de resíduos na praia e conscientização em escolas e comunidades em todo litoral baiano.
Descubra mais sobre Euclides Diário
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.